segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MOGADOURO - ESCAPARATE (IX)

                                      Sobre o Autor

Antero Augusto Neto Lopes nasceu em Bruçó, no ano de 1969. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Advogado. Colaborou em jornais académicos e colabora esporadicamente com periódicos regionais. Foi Secretário do Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi professor na EB2 de Mogadouro, na EB2 de Macedo de Cavaleiros e na Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo. Foi vereador da Câmara Municipal de Mogadouro e é, actualmente, deputado na Assembleia Municipal de Mogadouro.
É autor do blogue de divulgação local "Ho Mogadoyro".
É autor do livro de contos "Serões do Planalto", publicado em 2006 pela editora "Labirinto".

Prefácio

Quando o Dr. Antero Neto me entregou este livro para o poder ler e prefaciar, dei por mim a pensar, o que é um prefácio? Na dúvida, consultei um dicionário. Ali pude esclarecer-me do que era um prefácio. Prefácio é um texto preliminar de apresentação do livro e do autor.

Sabendo estas informações, dei por mim a ler o livro com um verdadeiro entusiasmo. E digo isto porque este livro, "Bruçó - As Memórias Paroquiais de 1747 e 1758 - Notas Históricas e Etnográficas", é uma fonte de informação e saberes sobre Bruçó e a sua população nos anos de 1747 e 1758. Diz-nos informações concretas sobre a realidade nesses tempos. É o primeiro livro sobre a nossa história, sobre a história de Bruçó. Nele podemos saber que, em 1758, Bruçó tinha "cem vezinhos e numaro das pessoas duzentas e setenta". Nele sabemos que a Igreja Paroquial já existe há mais de 250 anos. E nele sabemos muitas mais informações.
O Dr. Antero Neto está de parabéns, por esta magnífica obra, em que nos oferece estas informações e saberes. Em que ele, com o seu fantástico trabalho de investigação, nos dá uma visão completamente desconhecida até hoje, da nossa terra.
Continue, pois, Dr. Antero, a surpreender-nos com a sua escrita, seja de contos, seja, como é neste caso, de História.
Obrigado Dr. Antero, por este "Manual de História". Bruçó está mais rico, com este seu trabalho.
Um bem-haja.

Miguel Rito
Presidente da Junta de Freguesia de Bruçó

Nota Prévia

Estas breves notas aqui reunidas sobre fragmentos da história e etnografia de Bruçó não reúnem pretensões, nem características académicas. São um mero discorrer sobre pequenas partes de um todo que ainda está por desbravar. Outros certamente virão para continuar o muito que fica por dizer. Quem dera que as fontes disponíveis fossem mais abundantes. Com este modesto trabalho, pretendo apenas facilitar a tarefa aos vindouros, para que possam perpetuar a memória dos nossos. E honrar todos os "sete-camadas-e-meia". São para eles estas singelas páginas.

O Autor

Ficha Técnica
Título: Bruçó - As Memórias Paroquiais de 1747 e 1758 - Notas Históricas e Etnográficas
Autor: Antero Neto
Edição: Editora Cidade Berço
(Apartado 108, 4801-910 Guimarães / ecb@mail.pt)
Composição: Pedro Barroso da Fonte
Execução Gráfica: Minhografe - Parada de Tibães
ISBN: 978-989-8165-47-3
Depósito Legal: 321073/10
Tiragem: 500 exemplares

Publicação: Dezembro de 2010


Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.

(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

(Reedição de posts desde o início do blogue)

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Dizem que dia 12 o livro já está à venda.
    Vou ver se compro um e aproveito para ver a feira.

    ResponderEliminar
  3. Está de parabéns o nosso Amigo, Dr. Antero Neto.

    Um grande abraço
    Júlia Barros Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Antero Neto Lopes: Obrigado Virgínia.

    ResponderEliminar
  5. O advogado Antero Neto aceitou o “caso “.Leu os dossiers ,fez investigação por conta própria, mergulhou nos arquivos e ganhou o processo. O que chegou até nós são as alegações finais. Se não assistiu ao julgamento não se preocupe, a partir do dia 12 está nas livrarias de Mogadouro e Bruçó.E, como tem a sorte de não ser de nenhuma destas terras, aproveite para oferecer uma surpresa a si mesmo; visite-as (o que os naturais de Mogadouro e Bruçó não podem fazer).
    M.C.

    ResponderEliminar
  6. Rui Rendeiro Sousa :Vou querer um exemplar... "Bou, bou!"...

    ResponderEliminar
  7. Antero Neto Lopes :Pois se o livro também contém uma agradecimento expresso ao meu amigo, não poderia deixar de lhe estar reservado um exemplar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.