sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

TORRE DE MONCORVO - CHAFARIZ DA PRAÇA

Clck na imagem para aumentar.
Segundo Francisco Justiniano de Castro in "Caderneta de Lembranças" ,em 29 de Julho de 1890 ,"...é que butarão abaixo o chafariz da praça que…em 1636”.
Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

(Reedição de posts desde o início do blogue)

9 comentários:

  1. Grande foto.Mais de 100 anos sem chafariz Filipino.

    ResponderEliminar
  2. As escadas do castelo tinham mais degraus que actualmente.

    ResponderEliminar
  3. Não havia agua canalizada e iam ao chafariz da praça a encher os cântaros.

    ResponderEliminar
  4. Quem seria o fidalgo que não podia apanhar sol?

    ResponderEliminar
  5. Reparem que o chafariz não estava colocado no centro da praça, mas um tanto à borda!... Isso era para não prejuducar a realização das touradas (chegavam a "lidar-se" 7 touros em uma tarde!), das mouriscas (torneios entre cavaleiros simulando batalhas entre mouros e cristãos)e das comédias... que tudo ganhava grande expressão, sobretudo nas festas do Corpo de Deus que se prolongavam por 3 dias... Note-se ainda que a foto é anterior a 1890, porventura o mais antigo documento do género que temos identificado... J.Andrade

    ResponderEliminar
  6. O Fidalgo é avô dos doutores que passeavam ...

    ResponderEliminar
  7. Sim Sr. uma grande foto.

    É capaz de ser coeva daqueloutra, tb. famosa, que fotografou o Convento, penso que de 1865...

    Curioso, depois de ampliada e vista e revista, a mim parece-me que as escadas do castelo não existiam, parece-me ser é uma rampa, sem grade, mas com uns pequenos rebordos a quebrarem o declive, um pouco à semelhança das pavimentações das ruas das aldeias, vulgo denominadas de Rua do Quebra Cús ( ou Costas, em linguagem menos susceptivel ou mais modernaça).

    B.

    ResponderEliminar
  8. Pois a mim parecem-me as mesmas escadas que ainda hoje lá existem, mas sem grades. Acho eu é que o ultimo ou os 2 últimos degraus foram tapados pelo passeio.

    ResponderEliminar
  9. As escadas estao lá todas, mais ou menos elaboradas, estao lá. E claro que ap longo dos tempos o aspecto e o conforto foi melhorando..A fotografia e linda . Eu gostaria ( mania minha), que aquela bendita praça nao tivesse a replica do chafariz. Aquela praça tinha um encanto! (antes do chafariz)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.