quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MONCORVO - 1941 (Reedição de posts desde o início do blogue)

5 comentários:

  1. Caro Leonel Brito:


    Estou a ler pela 1ª vez o blog da nossa Associação e prometo continuar,dando os respectivos palpites.......
    Sou também o actual presidente da Assembleia Geral da n/Associação.

    Fixei particularmente esta notícia do tufão de 1941 que assolou Moncorvo e igualmente Urros, porque, quando em conversas de familia, meu Pai se referia a minha Avô paterna, contava sempre o facto de o seu funeral ter ocorrido no dia do dito tufão, em Fev/1941.
    Já agora gostaria de saber a data exacta, dia em que ocorreu, uma vez que o dia 11 que está no recorte publicado pode não ser o dia exacto do tufão. Quanto ao mês foi, sem sombra de dúvida, em Fevereiro/41.
    Um abraço do Toni

    ResponderEliminar
  2. Será que foi o mesmo fenómeno que no Felgar ficou lembrado como "O ciclone" e que derrubou o cruzeiro do Cabeço da Mua?

    A. Manuel

    ResponderEliminar
  3. Trata-se, de facto, do ciclone.No mesmo jornal o título da notícia é "Violento ciclone". A data da publicação é de 15 de Maio de 1941,no Diário de Notícias ( jornal editado nos Estados Unidos para a comunidade portuguesa).

    ResponderEliminar
  4. A. Manuel,
    É altura de reeditar o vídeo que saíu no nosso blogue.Aqui ou no FELGAR.

    ResponderEliminar
  5. A data do ciclone foi a 15 de fevereiro,calhou a um sábado, a fazer fé num apontamento de um familiar.

    Deixou rastos um pouco por todo o lado,mais em arvores derrubadas e telhados destelhados,e muitas vezes ouvi eu idosos ao referirem-se a um dado facto passado e acrescentavam que tinha sido " antes (ou depois) do ciclone ", servindo o ciclone como referência delimitadora no tempo, o que revela o marco ou a importância que teve, por certo devido a ser um fenomeno assaz raro para estas bandas.


    Blueberry.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.