quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DOUTOR URGEL HORTA, Nascido no Felgar.

Click na imagem para aumentar

(Reedição dos posts desde o inicio do blogue)

4 comentários:

  1. Caro Blueberry,
    Na sequência do seu comentário sobre o dr. Urgel Horta, publico este post onde se confirma o que disse: que o ilustre felgarense já tinha sido anteriormente presidente do F.C. do Porto.
    Lelo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Leonel pela informação.

    Chamo a atenção aos blogueiros que no jornal a Bola de 1 de Set. na pág. da comemoração do centenário da republica, vem, a par de noticias sobre a inauguração das Antas a 28/5/1952, uma excelente estória acerca do Urgel Horta (pai) e do Urgel Horta ( filho) ambos médicos, um tb. deputado e outro médico do p-----.
    Vão a vê-la, que é de rir e bom rir.

    Blueberry.

    ResponderEliminar
  3. Curioso...
    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011/03/fc-porto-fascista-porco.html

    "Em 1928, o presidente da Direcção do FC Porto era o inefável fascista Abílio Urgel Horta. Nascido em 17 de Junho de 1896, em Felgar, uma freguesia em Torre de Moncorvo, cedo rumou para a cidade do Porto, onde se formou em Medicina. Aos 31 anos, sendo presidente do FCP e tendo feito amizades, com alguns dos militares que implantaram (28 de Maio de 1926) em Portugal, a Ditadura Nacional que estaria na origem, em 1933, do Estado Novo, consegue com uma “cunha de tamanho fascista” que o Presidente da República Óscar Carmona, Manuel Rodrigues Júnior (Ministro das Finanças) e José Alfredo Mendes de Magalhães (Ministro da Instrução Pública) assinem o Decreto-Lei que fez do FC Porto o pioneiro (e único clube durante 32 anos e seis meses) detentor do estatuto de Utilidade Pública. Este médico fascizóide regressaria à presidência da Direcção portista, entre 1951 e 1953, para “sacar do Poder Autoritário e Repressivo Português” o Estádio das Antas, inaugurado pomposamente em 28 de Maio de 1952, o Dia das Comemorações Fascistas, integrando a inauguração do estádio nas celebrações dos 26 anos da implantação do Regime. O médido fascizóide foi deputado da União Nacional, em diversas legislaturas, mostrando-se particularmente activo, na VI (1953-1957), VII (1957-1961) e VIII (1961-1965). Infelizmente, já não viu a Implantação da Democracia. Como ele, certamente, se indignaria com o poder actual do FC Porto, com este a conotar o Benfica com o Regime que sempre defendeu, e com o qual o seu clube (FC Porto) tanto beneficiou. Ingratidão “pintodacostista”.

    Publicamos uma sugestiva fotografia com dois figurões do Fascismo Português – Oliveira Salazar e Óscar Carmona – tendo ambos de cada lado, duas das muitas figurinhas do FC Porto, ambas (a par de Salazar) a fazer a saudação fascista. O primeiro da direita é... Urgel Horta. O primeiro da esquerda é Ângelo César."
    A fotografia pode ser vista no link acima

    ResponderEliminar
  4. Tanta mentira... ele nem era Abílio sequer. Estes adeptos contrários são mesmo assim. Enfim.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.