segunda-feira, 24 de outubro de 2016

RIO SABOR - Lá para os lados de Alfândega














Reedição de posts desde o início do blogue.

4 comentários:

  1. De facto a paisagem é deslumbrante e encantadora, pena é a falta de água que tem vindo assombrar este leito calmo e sereno que corre como uma veia no coração transmontano. Mesmo assim corre límpido e cristalino por entre a flora que vai brotando envergonhada durante estes ciclos de frio glaciar que teimam em ficar.
    com especial cumprimento a Lelo de Moncorvo
    Assinado: Adelino salgado

    ResponderEliminar
  2. Se está assim em Fevereiro como será em Agosto?Voltamos a 2005 -ano de seca.Com a barragem concluida haverá sempre água para os agricultores? A zona das fotos fico submersa?Fico por aqui.Belas fotos.
    A.G.

    ResponderEliminar
  3. O rio Sabor é um rio que nasce na sierra de Gamoneda (final meridional dos Montes de León) na provincia de Zamora (Espanha), entra logo em Portugal, atravessa a Serra de Montesinho no distrito de Bragança.
    Afluente da margem direita do rio Douro, passa perto da cidade de Bragança de onde recebe as águas do rio Fervença, indo desaguar perto da Torre de Moncorvo a jusante da Barragem do Pocinho, na aldeia da Foz do Sabor. O seu nome pronuncia-se de uma forma peculiar, abrindo mais o "a" e fechando o "o".
    Afluentes
    Rio Maçãs
    Rio Angueira
    Rio Fervença
    Rio Azibo
    Ribeira da Vilariça

    ResponderEliminar
  4. Rio Sabor

    Rio do distrito de Bragança, afluente da margem direita do rio Douro. O escoamento anual médio é de 744,2 hm3. O escoamento anual de água gerada em Espanha que escoa para Portugal é de 207,3 hm3, sendo o escoamento anual médio total de 951,5 hm3. O número de bacias elementares, considerando também a área espanhola que drena para Portugal, é de 32 e a área da bacia em Portugal é de 3312,74 km2. A área da bacia em Espanha é de 555,566 km2 e a área total da bacia é de 3 868 ,313 km2.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.