quarta-feira, 19 de outubro de 2016

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (19/10)

19.10.1641 – O conde de Alva e o marquês de Alcanices entram em Portugal, pela raia de Miranda do Douro mas são obrigados a retirar perseguidos pelas tropas portuguesas que entram em Espanha e matam 70 homens. Este foi um episódio da guerra da Restauração

19.10.1953 – Inauguração da luz eléctrica em Murça. A rede abrangia 40 candeeiros e 110 lâmpadas. O comendador Américo Brea ofereceu 250 contos para a realização desta importante obra.
Dente-de-Ouro terceiro a contar da esquerda
19.10.1921 - Assassinado o ministro António Granjo, o comendador Carlos da Maia, o coronel Botelho de Vasconcelos e o almirante Machado dos Santos, na conhecida Noite Sangrenta, dirigida pelo cabo de artilharia Abel Olímpio, conhecido por Dente d´Ouro, natural dos Estevais, Moncorvo. Diz-se que o instigador deste horrível atentado político a que também se dá o nome de Camioneta Fantasma, foi o padre Maximiliano Lima, da freguesia de Cardanha, um monárquico do grupo do jornal Época.

António J.Andrade
Ver:
 http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2010/08/estevais-abel-olimpio-o-dente-de-ouro.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2010/10/revista-colegio-campos-monteiro_14.html

Reedição de posts desde o início do blogue.

2 comentários:

  1. Se não fosse o excelente trabalho de pesquisa e de partilha do António Júlio Andrade, muitos destes acontecimentos ficariam no pó do papel original e cairiam no olvido.

    Obrigada, Amigo.
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Conta a minha Mãe que um dia a Professora da Cardanha fez uma pergunta a uma aluna, à qual respondeu" Aixe...Senhora Professora, essa é uma pergunta munto difícil, só o Senhor Padre Lima é que sabe, qu´é um home munto sabido."
    Fontes de Carvalho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.