sábado, 29 de outubro de 2016

BEMPOSTA - 1964

Foto cedida por Arnaldo Firmino
A Barragem de Bemposta faz parte do Aproveitamento Hidroeléctrico de Bemposta está localizado imediatamente a montante da confluência do afluente rio Tormes, no final do troço internacional atribuído a Portugal, junto da povoação de Bemposta, concelho de Mogadouro e distrito de Bragança.Wikipédia

1 comentário:

  1. Manuel Bento Fernandes escreveu:Texto extraido de "Um tempo um ser - monografia de Bemposta"- "O Cardal do Douro, também conhecido como Bairro da EDP, situa-se a 4 km da aldeia. É um bairro moderno, construído nos anos 60, para os que trabalhavam na construção da Barragem de Bemposta, Centro de Produção de Energia Hidroeléctrica. Caso curioso e que veio a distinguir este bairro operário, no panorama da arquitectura nacional, foi a sua construção inovadora e avançada para a época. Ainda hoje é falado nos manuais da matéria.
    Os trabalhadores que cá permanecem, são conhecidos por barragistas, porque normalmente não eram originários de Bemposta, mas vinham do Litoral Norte de Portugal, tendo-se aqui fixado e formado família.
    Hoje, este bairro acolhe muitos forasteiros, que compraram essas casas, para passar férias, descansar, ou fugir ao rebuliço das cidades. Esta troca de residentes só foi possível pelo facto de a EDP centralizar os comandos desta barragens em Miranda, transferindo os seus técnicos para lá, deixando devolutas as suas residências."

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.