quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (20/10)

20.10.1705 – À reunião da câmara de Moncorvo “apareceu o dr. Manuel da Cruz Teixeira, desta vila e apresentando um alvará de Sua Majestade que Deus guarde, passado pelo conselho da mesa da fazenda, assinado pela mão real, por que lhe faz mercê ao dito dr. Manuel da Cruz da ocupação de superintendente do cacau…”
20.10.1821 – O governador do bispado de Bragança, António Xavier da Veiga Cabral, envia uma circular aos párocos para fazerem uma espécie de “catecismo patriótico, em apoio firmíssimo da nossa Constituição Política”.
Bragança - antiga Sé
20.10.1834 – O governador do bispado de Bragança queixa-se ao Governo dizendo: - Muitos padres se aproveitam do seu ministério para desacreditar o Governo Constitucional distribuindo papéis incendiários e dizendo que as autoridades nomeadas pelo Governo estão excomungadas.
20.10.1837 – Demitido o administrador de Carrazeda de Ansiães, António Vieira Sequeira Ferraz, por ter apoiado os Cartistas e se negar a reconhecer o governo Setembrista
20.10.1841 – Morte de frei António de Jesus, um dos mais fanáticos Miguelistas transmontanos e um dos principais cabecilhas do “cisma dos mónicos”. Mónicos é o termo popular de mónacos, ou monges. Chamou-se “cisma dos mónicos” a um movimento político-religioso-caceteiro dirigido por frades e padres que recusavam obediência ao bispo e à igreja e se meteram na organização de guerrilhas em Trás-os.Montes, na época das lutas liberais.
20.10.1879 – Correspondência de Macedo de Cavaleiros: - Quando a autoridade viu a certeza da derrota que a esperava, não obstante fazer dar pelos eleitores à boca da urna as listas – e tão perto que eram dadas junto ao presidente, expediente adoptado em outras assembleias – consentiu que os assalariados dos Cortiços, comandados especialmente pelo seu pároco de surpresa com machados, podões, revólveres e móveis que apanharam pela igreja, atacassem os eleitores da oposição ferindo mais de 20…

20.10.1904 – Notícia humorística verrinosa, do jornal “O Trasmontano” sobre o líder progressista de Carrazeda de Ansiães: - Depois de longa viagem pelo estrangeiro, regressou à ilustre casa de Zedes o dr. Jerónymo Barbosa Cabral d´Abreu lima Figueiredo d´Atayde Malafaia Noronha e Távora dá Mesquita Pimentel Brandão Sousa Telles de Menezes.
Do mesmo jornal uma correspondência de Bornes, certamente expedida por Artur Lopes Cardoso:
- Está a chegar o dia em que se vai proceder à eleição camarária, sem que conste se o partido progressista deste concelho (Macedo de Cavaleiros) disputa a eleição aos regeneradores. A dar-se a abstenção é prejudicial ao Zé Povinho que não tem direito a pedir dinheiro emprestado à conta do seu voto, nem fazer as mil exigências que apenas servem para prejudicar os influentes. Agora fazem-se eleições sem eleitores e sem despesas de dinheiro.

António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

3 comentários:

  1. A Sé Catedral de Bragança data do século XVI. A sua fundação deve-se ao Duque D. Teodósio e á Câmara. Durante um período de tempo esteve ocupado pelos padres Jesuítas que aí instalaram um colégio. Após a expulsão dos Jesuítas, a Sé reverteu à coroa e mais tarde foi doado à mitra de Miranda, sendo mais tarde transferida para Bragança. Na sua arquitectura é de salientar o seu portal renascentista com influências barrocas.
    http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/costaverde/braganca/ptcity.html

    ResponderEliminar
  2. Com muito interesse.
    Obrigada, amigo António Júlio.

    Abraço
    Júlia Ribeiro.

    ResponderEliminar
  3. Bem interessante, este blogue! E a informação que nos apresenta é bem útil!
    Vamos assim aprendendo e divertindo: olhem o nome do Dr. Jerónymo; como se geriam os interesses político-partidários; como o "nosso" Zé-povinho era era usado e abusado; como os padres usavam a influência junto das população, e os direitos que esta tinha...
    E sabiam que "Cisma dos Mónicos " era um movimento caceteiro?-Eu, não.
    Conhecia "as Mónicas", e qual a relação? Se é que havia.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.