O Brasil vai ser palco, entre quarta-feira e domingo, de
ações de promoção dos vinhos, turismo e cultura do Douro que visam atrair mais
visitantes e mais investimento à região.
O objetivo do projeto é a promoção das suas "várias
variáveis" e atrair mais turistas e investimento ao território
A iniciativa insere-se no projeto “O Douro à Volta do Mundo
– Magellan World” e é promovida pela Associação dos Empresários Turísticos do
Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com sede em Vila Real.
“O Douro é uma proposta cultural integrada que assenta no
turismo, a nossa atividade central, no vinho e na cultura”, afirmou Alberto
Tapada, um dos responsáveis pela AETUR.
O objetivo do projeto é a promoção das suas “várias
variáveis” e atrair mais turistas e investimento ao território. O mercado
brasileiro já ocupa o “top cinco” dos países emissores de turistas para
Portugal.
O palco para esta missão é a cidade de São Paulo, que vai
acolher diversas iniciativas como um encontro com 50 operadores comerciais e 50
jornalistas e ‘bloggers’.
A AETUR leva na bagagem vários roteiros turísticos
preparados, com períodos de estada diferentes, com sugestões de onde dormir,
onde comer e o que visitar, e que se podem adaptar à vontade de cada turista.
Estes circuitos integrados podem começar no Porto, em Lisboa
e até podem contemplar Fátima, que assinala, em 2017, o centenário das
aparições.
“O mercado brasileiro é muito apetecível para o turismo do
Douro. É fácil de trabalhar, por causa das ligações afetivas, da língua, dos
costumes e de uma certa sedução que Portugal e o Douro exercem sobre a
comunidade brasileira”, salientou Alberto Tapada.
Em relação ao setor vinícola, entre janeiro e julho deste
ano, o Brasil comprou 1,4 milhões de euros de vinho do Porto, que se traduzem
em 36.583 garrafas de nove litros, menos 19,5% do que em igual período do ano
passado.
Do programa consta igualmente um evento na Casa de Portugal,
em São Paulo, que vai receber 700 membros da instituição, numa cerimónia que
terá animação musical, apresentação de filmes e vídeos promocionais sobre o Douro.
Nesta iniciativa será ainda inaugurada uma exposição
fotográfica da AETUR, versando as temáticas durienses e que tem a curadoria do
Museu do Douro.
Decorrerão também reuniões entre empresários durienses e
brasileiros, degustação de produtos do Douro e provas de vinhos.
“O Douro à Volta do Mundo – Magellan World” é um projeto de
internacionalização do Douro, que tem como principal objetivo a promoção do
turismo, dos vinhos e da cultura da região duriense.
O projeto segue à boleia do navegador Fernão de Magalhães e
quer divulgar pelo mundo este território, classificado pela Unesco em 2001.
Fernão Magalhães foi o primeiro turista global, foi um homem
pioneiro e nós queremos aproveitar esse ativo da nossa região que teve uma
projeção mundial”, afirmou o presidente da AETUR, Luís Marques.
Sabrosa, no distrito de Vila Real, é uma das localidades do
Norte do país que reivindica ser a terra natal do navegador que protagonizou a
primeira viagem de circum-navegação.
Esta viagem a São Paulo é uma das duas ações externas de
promoção do Douro, contemplada no âmbito do “Magellan World”.
A segunda ação está prevista para o ano de 2018, em Buenos
Aires, Argentina.
O projeto resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020
de cerca de 790 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 671 mil
euros.
Fonte: http://observador.pt/2016/10/18/brasil-recebe-acoes-de-promocao-do-turismo-vinho-e-cultura-do-douro/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.