terça-feira, 28 de junho de 2016

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES - (28/06)

28.06.1301 – O rei D. Dinis dá a D. Branca Lourenço a vila de Mirandela, “com todos os seus termos velhos e novos direitos e direituras (…) em troca do seu corpo”!
28.06.1566 – Carta de perdão assinada pelo rei D. Sebastião a Fernando Rodrigues, de Vila Flor, rapaz de 10 para 12 anos que “andando a jogar à choca com rapazes da mesma idade, tendo entrado em um lagar velho, com um cajadinho que tinha na mão, por andar jogando a choca, dera simplesmente uma pancadinha ou duas (…) de que resultou a morte de um companheiro (…) pela qual morte se andou tirando devassa, pelo que ele suplicante havia 12 anos que andava amorado por não ter possibilidade de se livrar…”
Freixo de Espada à Cinta (1979)
28.06.1823 – Decreto concedendo a medalha de ouro “Heroica Fidelidade Trasmontana” à divisão do Conde de Amarante – Miguelista. Os Liberais chamaram-lhe a “Medalha da Poeira”. No mesmo dia foi exonerado o ministro Manuel Gonçalves de Miranda, um dos maiores vultos do Vintismo e do Liberalismo, natural de Vale Pradinhos, concelho de Macedo de Cavaleiros.
28.06.1896 – Telegrama enviado de Freixo de Espada à Cinta: - Hontem ás 10 horas da manhã o administrador de Moncorvo, na frente de 50 praças de infantaria, invadiu repartições e recebedoria, levando todos os papéis para Barca d´Alva. Demorou 2 horas aqui.
António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue 

1 comentário:

  1. Oh D.Diniz,francamente,dar Mirandela pelo corpo da Branca!Hoje,com o cabedal de um solar compram-se todas as acompanhantes de Lisboa.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.