quinta-feira, 23 de junho de 2016

Foz Côa homenageia Manuel António Pina

O Festival de Poesia de Vila Nova de Foz Côa, um dos mais antigos eventos literários em Portugal, regressa este ano, com dois fins de semana repletos de atividades.

Já no próximo dia 25, sábado, o poeta Manuel Alegre vai ser alvo de uma homenagem, marcada para as 17 horas, no pequeno auditório do Centro Cultural local. O tributo vai consistir num encontro-leitura com o poeta, seguido de uma sessão de autógrafos. As atividades iniciam-se meia hora antes, com intervenções do presidente da Câmara de Foz Côa, Gustavo Duarte, e do diretor do festival de poesia, Jorge Maximino.

Na sexta-feira seguinte, dia 1 de julho, estão previstas sessões de leituras de textos poéticos, asseguradas pelo ator João d'Ávila, uma conferência de Teresa Martins Marques sobre a obra de David Mourão-Ferreira e apresentação do livro de Ernesto Rodrigues Do movimento operário e outras margens.


Sábado, 2 de julho, apresenta o programa mais completo.O ponto alto acontece às 15.30 horas, com uma homenagem a Manuel António Pina, feita em vários momentos. Primeiro, tem lugar uma leitura de textos (em que participam, entre outros, António José de Almeida, Aurelino Costa e Minês Castanheira), a que se segue um debate com Sousa Dias, João Luís Barreto Guimarães e Ernesto Rodrigues. Depois da exibição de um fragmento de um documentário sobre o poeta natural do Sabugal, da autoria de Alberto Serra, o coletivo de poesia Sindicato do Credo vai apresentar uma performance multimédia intitulada Regresso devagar ao teu sorriso. A apresentação de uma antologia de entrevistas ao autor de Como se desenha uma casa encerra a homenagem.


No dia, há ainda a destacar um debate sobre a poesia portuguesa, "entre tradições, transgressões e desassossegos", em que participam Fernando de Castro Branco, Sousa Dias, Maria João Cantinho e Ernesto Rodrigues.

Fonte: http://comunidade.jn.pt/blogs/babel/archive/2016/06/19/foz-c-244-a-homenageia-manuel-ant-243-nio-pina.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.