quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Torre de Moncorvo - Estudo sobre possíveis origens moncorvenses de Borges iniciadas

Clique na imagem para ver maior
Investigação visa comprovar a naturalidade do bisavô do escrito argentino
O processo de investigação para confirmar as raízes transmontanas do escritor argentino Jorge Luís Borges já se iniciou. O protocolo foi assinado entre a embaixada da Argentina e a autarquia de Torre de Moncorvo, localidade de onde se acredita que será originário o bisavô do escritor sul-americano. Os estudos vão ser coordenados pela Universidade Nacional de San Martin, da Argentina, e elaborados em colaboração com o município moncorvense.
De acordo com o embaixador da Argentina em Portugal, Jorge Arguello, será “uma pesquisa que levará algum tempo, mas passo a passo vai cumprir-se este objectivo”, adiantando ter “a expectativa de que antes do final do ano seja possível ter as primeiras conclusões definitivas”.
A investigação vai realizar-se em exclusivo do lado português, de forma a averiguar se o bisavô do escritor partiu de Torre de Moncorvo rumo à Argentina. O embaixador esclarece que se procura apenas as origens da família de Borges em Portugal, já que na Argentina se conhece toda a história de Francisco Borges, sendo, no entanto, “necessário averiguar com certeza a sua identidade e origem, que, temos a forte convicção, é Torre de Moncorvo”.

Por: Olga Telo Cordeiro

Fonte: http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=700&id=21336&idSeccao=6513&Action=noticia#.VcHMO_NViko

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.