sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vila Real - Futuros médicos da UMinho apoiam idosos isolados

Clique na imagem para ampliar
O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) promove a segunda edição do projecto “Aldeia Feliz”, que visa dar apoio médico a 200 idosos isolados de 33 aldeias do concelho de Vila Pouca de Aguiar, em Vila Real. As visitas ao domicílio, que decorrem de hoje até domingo, incluem rastreios cardiovasculares, identificação de problemas de saúde e mobilidade, bem como a avaliação das condições de habitabilidade e o grau de dependência.
Este programa de intervenção conta com a participação de 26 estudantes voluntários de Medicina que, ao longo de quatro dias, farão a avaliação de múltiplos factores de risco e determinantes da qualidade de vida dos idosos isolados das freguesias de Tresminas, Alvão, Bragado, Capeludos de Aguiar, Pensalvos e Parada de Monteiros.
Serão desenvolvidos rastreios cardiovasculares com a medição dos níveis de glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal, bem como sessões de sensibilização e prevenção para a importância da adopção de comportamentos saudáveis.
Além disso, serão identificados e analisados os principais problemas e queixas dos idosos, as patologias já diagnosticadas e as condições de habitabilidade, através do preenchimento de um formulário que visa a caracterização completa dos pacientes, podendo ser usada para posterior referenciação.
O projecto pretende ainda explicar aos idosos como proceder em situações de emergência, dar-lhes dicas para não confundir a medicação e informá-los devidamente quanto ao tipo de apoio social existente naquela região. No último dia, prevê-se a realização de um convívio com os idosos interessados e a formação de vários grupos de trabalho sobre as temáticas do envelhecimento ativo, dinamizados pelos estudantes de medicina.
A desertificação e o envelhecimento de muitas aldeias portuguesas contribui para a susceptibilidade da sua população a múltiplos factores de fragilidade social, pondo em causa a satisfação das suas necessidades mais básicas como a acessibilidade a cuidados de saúde, a higiene pessoal, o contacto com a civilização, a preparação das refeições diárias, entre outros.
“O envelhecimento populacional português sobeja e, com ele, todos os riscos associados ao isolamento da terceira idade. Adicionalmente, a presença de várias comorbilidades é frequente, o que impede o normal desempenho das suas actividades diárias.
É neste quadro social que se enquadra o alvo de intervenção deste projecto”, afirma Sara Carlos, do Departamento da Ação Comunitária do NEMUM. A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Vila Pouca de Aguiar e das juntas de freguesia das aldeias intervencionadas.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=60220&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.