terça-feira, 14 de julho de 2015

Foz do Sabor - Festival das migas e do peixe do rio


Foz do Sabor recebe V Festival das Migas e do Peixe do Rio 2015
 De 17 a 19 de Julho a vila de Torre de Moncorvo recebe mais uma edição do Festival das Migas e do Peixe do Rio. 
Para além das amêndoas cobertas, Torre de Moncorvo é conhecido a nível gastronómico pelas famosas migas e peixes do rio. Esta iguaria é confecionada com os peixes dos rios Douro e Sabor, pescados diariamente na única aldeia piscatória de Trás-os-Montes, a Foz do Sabor, pelos pescadores nos tradicionais barcos rabelos. A atividade piscatória é ainda o sustento de várias famílias desta freguesia, que durante a noite pescam o peixe, e que logo pela manhã entregam nos restaurantes e vendem à população local.
Os peixinhos do rio podem ser apreciados de diversas formas: fritos, em molho de escabeche, assados ou cozidos em posta, mas sempre acompanhados com as famosas migas de peixe.
Os visitantes podem provar este petisco nos restaurantes aderentes, junto à Foz do Sabor no Restaurante Lameirinho e Primavera, mas também nos Restaurantes O Pingo, As Piscinas e A Taberna do Carró em Torre de Moncorvo, e no Bô Café no Larinho.
O programa é variado e conta com as provas do Campeonato Nacional e Europeu de Motonáutica e a apresentação do guia turístico móvel Moncorvo 365. A animação fica a cargo do grupo Ferro Velho, do programa de variedades Feiras e Festas da Rádio Onda Livre e da emissão especial em direto da Rádio Brigantia com animação, artistas ao vivo e passatempos. 
O Festival de Migas e Peixes do Rio tem como objetivo promover os pratos de peixes do rio e migas, que são já uma tradição em Torre de Moncorvo, assim como, promover o espaço de lazer e convívio que a Foz do Sabor proporciona aos visitantes.
A iniciativa é da Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo e conta com o apoio do Município de Torre de Moncorvo, do Governo de Portugal e do Fundo do Baixo Sabor.
A iniciativa está inserida no projeto de dinamização e promoção das atividades turísticas e artesanais de valorização e desenvolvimento da Foz do Sabor - Festival das Migas e do Peixe do Rio e requalificação e recuperação das embarcações de pesca tradicional.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 13 de Julho de 2015
Luciana Raimundo 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.