terça-feira, 14 de julho de 2015

L Burro i l Gueiteiro - Festival Itinerante de Cultura Tradicional


O “L Burro I L Gueiteiro” é um festival itinerante que decorre de 22 a 26 de Julho, pelas aldeias de Freixiosa e Vila Chã da Braciosa, no concelho de Miranda do Douro. Organizado pela associação local AEPGA, conta ainda na co-organização, para além da Galandum Galundaina Associação Cultural, com a Câmara Municipal de Miranda do Douro.
O Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro" surge como um esforço de revitalizar e valorizar dois elementos chave da cultura mirandesa – o Burro de Miranda e o tocador de Gaita-de-Fole -, bem como enfatizar a relação tradicional existente entre ambos – era o primeiro quem transportava o segundo até aos arraiais que este ia animar pelas diferentes aldeias do Planalto Mirandês. Assim, este Festival planeado ao longo de meses toma forma em 5 dias de itinerância pelas aldeias de Miranda, levando burros, gaiteiros, teatro, dança e música ao encontro das populações locais, geralmente desprovidas deste tipo de evento cultural.
Este Festival caracteriza-se ainda por ter uma dupla missão: mostrar o melhor do Planalto Mirandês e quebrar, ao mesmo tempo, o estereótipo de uma cultura parada no tempo. Bem pelo contrário, acreditamos que está em constante transformação e que temos, por isso mesmo, a responsabilidade de contribuir com actividades criativas e de qualidade que a estimulem. Isso significa trazer pedaços de outras culturas, mas também repensar o contacto com o que é de cá, e que continuamos a privilegiar.
É um evento a pensar em todos - miúdos e graúdos – os que gostam de caminhadas por percursos bonitos, de refeições apetitosas, de sestas burriqueiras, de oficinas instrutivas, de boa música e de muita festa. Por tudo isto, é ainda um festival familiar e relaxado, como se de um longo e preguiçoso Domingo em família, entre burros e ao som da gaita-de-fole se tratasse.


Programa
Quarta-feira, 22 de Julho de 2015
Local: Aldeia de Freixiosa
Das 21h00 às 00h00Inscrições/recepção dos participantes Abertura da XIII Edição “L Burro I L Gueiteiro”
22h00Arraial PopularGrupo em confirmação
Velha Gaiteira
Quinta-feira, 23 de Julho de 2015
Local: Aldeia de Freixiosa
10h00 Passeio com o Burro de Miranda ao som da gaita-de-fole
13h00 Piquenique no lameiro
14h30 Sesta Burriqueira
16h00 Continuação do Passeio
18h00 Os Tocadores da Freixiosa (em confirmação)
20h00 Jantar
22h00 Concertos (em confirmação)
Sexta-feira, 24 de Julho de 2015
Percurso entre a aldeia de Freixiosa e Vila Chã da Braciosa
10h00 Continuação do Passeio com o Burro de Miranda ao som da gaita-de-fole
13h00 Piquenique no lameiro
14h30 Sesta Burriqueira
16h00 Continuação do Passeio
18h30 Sessão de contos para todos pela Contabandistas de Estórias Associação Cultural
20h00 Jantar
22h00 Concertos
Grupo em confirmação
Seiva
Sábado, 25 de Julho de 2015
Aldeia de Vila Chã da Braciosa
10h00 Ronda dos Mandiletes

Na companhia do Burro de Miranda, vamos descobrir, cheiros e sabores, saberes antigos, as artes e ofícios de outrora, o que nasce nas hortas, os palheiros e as amplas curraladas que em tempos albergaram extensos rebanhos e grandes manadas, vamos sentar-nos na soleira das portas e conhecer ditos e lendas contadas ao longo de gerações e as estórias que as gentes daqui têm para nos contarem…
13h00 Piquenique no lameiro
14h30 Sesta Burriqueira
16h00 OficinasGaita de Fole MirandesaFraitaSanfonaDanças Tradicionais MirandesasDança dos PauliteirosLíngua MirandesaAula do Burro | Oficina de mimos e escovagem
18h30 Lançamento do livro "Sultão, o burreco que veio de Miranda" de Isabel Mateus
20h00 Jantar
22h00 ConcertosTorgaChulada da Ponte VelhaOrquestra de Foles

Domingo, 26 de Julho de 2015
Aldeia de Vila Chã da Braciosa10h00 Continuação do passeio com o Burro de Miranda ao som da gaita-de-fole
13h30 Piquenique no lameiro
15h00 Sesta Burriqueira
16h30 Lameiro em festaSessão fotográfica com o Burro de Miranda “Cromos burriqueiros”"Consultório de Contos" pela Contabandistas de Estórias Associação CulturalConcerto e muito mais...!
19h00 Continuação do Passeio
20h00 Jantar
22h00 ConcertosSebastião Antunes&Luís PeixotoGaiteiros deLisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário