sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mogadouro recebe concentração de pilotos europeus de planadores

Pilotos de planadores vindos um pouco de toda a Europa concentram-se a partir de sábado no Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) para participarem no "Térmicas 2015".
Clique na imagem para ver maior
A iniciativa aeronáutica é organizada pelo Centro Internacional de Voo à Vela de Mogadouro (CIVVM), no distrito de Bragança, e que tem como principais objetivos proporcionar aos participantes a exploração livre das condições aerológicas da região e a partilha de experiências e técnicas entre pilotos nacionais e estrangeiros.
Em declarações à agência Lusa, Pedro Mesquita, diretor da escola de voo à vela de Mogadouro, diz que o concelho tem condições únicas na Península Ibérica para a prática do voo de planador.
"Este projeto do voo planado foi iniciado há uma década e os pilotos sentem-se acarinhados, para além das boas infraestruturas existentes na vila de Mogadouro, de forma a aproveitar o potencial turístico existente", destacou.
Trata-se de uma organização sem natureza competitiva, mas em que estão presentes, todos os elementos pertinentes para treino de voo de distância em térmica e para aprofundamento da proficiência na pilotagem de planadores, num contexto dinâmico e convivial de um centro de voo à vela.
O "Térmicas 2015" termina no dia 25 de julho com o festival aéreo "Red Burros Fly-In" que regressa aos céus de Mogadouro levando ao aeródromo municipal mais de 120 de aeronaves de diferentes modelos e nacionalidades.
A organização avançou ainda que há mais de 120 pilotos dos mais variados modelos de aeronaves ligeiras que procuram o aeródromo do Mogadouro para assim passarem um dia entre as acrobacias aéreas, às quais se juntam a gastronomia regional, os "afáveis" burros das Terras de Miranda e as paisagens de toda a região dos vales dos rios Douro e Sabor.
A este rol de aeronaves vão ainda juntar-se as sempre atrativas máquinas voadoras de acrobacias, aviões militares e saltos em paraquedas para dos dóceis burros mirandeses.
"Um festival semelhante aos dois anteriores: as máquinas voadoras e os burros são as principais atrações, num festival que se vai impondo pelo empenho da organização e que ano a após ano vai conquistando o espaço aéreo nacional", garante a organização.
Para além destas atividades aeronáuticas, no AMM está instalada uma escola de voo à vela que já formou, nos últimos cinco anos perto de meia centena de pilotos, sendo alguns deles são já instrutores.
"Quando uma escola forma os seus próprios instrutores é sinal de maturidade", enfatizou.
Aos fins de semana, e quando as condições climáticas o permitem, os pilotos, voam nos céus de Mogadouro para melhorarem a aprendizagem e performances de voo.

Fonte: http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2015/07/16/termicas-2015-pilotos-europeus-de-planadores-concentram-se-em-mogadouro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.