sexta-feira, 3 de julho de 2015

ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DOS ALUNOS E AMIGOS DO EX-COLÉGIO CAMPOS MONTEIRO DE MONCORVO

Conforme o programa anunciado, a Associação dos Alunos e Amigos do ex-Colégio Campos Monteiro de Moncorvo (AAACCM) realizou o seu encontro anual nos dias 28 e 29 do passado mês de Maio.
No primeiro daqueles dias, pela manhã, teve lugar a concentração de antigos alunos, colegas e amigos, no adro da Igreja Matriz, a que se seguiu a celebração de uma missa em memória dos professores e alunos falecidos. Decorreu, ao fim da manhã, no auditório da Biblioteca Municipal o acto de lançamento do livro «ANGOLA – O Conflito na Frente Leste», da autoria de Benjamim Almeida, antigo aluno do supra citado Colégio. Nesta obra o autor relata a sua experiência no cumprimento do serviço militar obrigatório, com destaque para a sua intervenção na guerra colonial na zona Leste de Angola, onde desempenhou, com a patente de capitão miliciano, as funções de intermediário entre as autoridades militares da região e a direcção do movimento de libertação, UNITA, com vista à manutenção do acordo de não agressão mútua em vigor na época.
O livro foi apresentado pelo Dr. João Manuel Alves de Oliveira, amigo e companheiro de armas do autor, que fez uma breve mas elucidativa exposição do seu conteúdo. Àquela cerimónia seguiu-se o já tradicional almoço nas instalações da Escola Secundárias Dr. Ramiro Salgado com a presença de 90 pessoas – associados e convidados - entre as quais o Director do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Dr. António Alberto Areosa.
Ao almoço e convívio seguiu-se a tarde de animação musical com a presença da Escola «SaborArtes», grupo de Torre de Moncorvo que interpretou peças populares revelando elevado nível de formação musical, o que constituiu para todos os presentes uma agradável surpresa. Como contributo adicional para a animação, os presentes tiveram ainda o ensejo de apreciar um pequeno mas excelente concerto de guitarra de Coimbra, apresentado pelo Dr. Luís Plácido, antigo estudante da respectiva universidade e particular amigo da AAACCM. Finalmente, tal como em anteriores momentos de convívio e animação, actuaram os Irmãos José e Manuel Pestana que, à viola e guitarra respectivamente, interpretaram fados de Lisboa, cantados pela esposa do Manuel e ainda fados de Coimbra, cantados por um amigo, membro do grupo «SaborArtes».
No dia 29 concretizou-se a visita, com a presença de cerca de 20 elementos, à antiga vila medieval de Mós. O grupo foi recebido e acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia,
Senhor Paulo Bento, e teve como guia o Dr. Nelson Rebanda, arqueólogo e profundo conhecedor da riqueza histórica e arqueológica da nossa região, em particular de Mós. Aqui, o curto período reservado para a visita – uma manhã – apenas permitiu uma rápida e simples apreciação de alguns dos grandes valores do património local, mas suficiente para despertar em todos os presentes um sentimento de saudade e a vontade firme de um dia ali voltar.

Ramiro Salgado

Nota: Click nas imagens para aumentar

Reedição de posts desde o início do blogue

1 comentário:

  1. João Pala disse :Para todos eles a maiores felicidades, especialmente para os meus antigos colegas nesse saudoso Colégio.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.