quarta-feira, 22 de abril de 2015

ACPP inaugura Biblioteca Gastronómica; 1.500 livros para consultar

ACPP inaugura Biblioteca Gastronómica; 1.500 livros para consultar
A ACPP, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, inaugura esta terça-feira a primeira Biblioteca Gastronómica, um espaço de informação, documentação e dinamização pedagógico-cultural ligado à gastronomia nacional e internacional.
Cerca de 1.500 itens relacionados com as diferentes áreas da gastronomia estão já disponíveis, para consulta, a toda a comunidade profissional, sócios e não sócios da ACPP, docentes e alunos de escolas profissionais do sector e ao público em geral.
A inauguração da biblioteca é já esta terça-feira, às 18:00 e contará com a presença dos gastrónomos Maria de Lourdes Modesto e Virgílio Nogueiro Gomes, o maior mecenas a esta data.
«A ACPP tem como objetivo tornar a Biblioteca Gastronómica num verdadeiro centro de aprendizagem e pesquisa. Queremos ser uma referência na busca de conhecimento técnico e especializado por parte dos profissionais desta área e não só. O primeiro passo está dado e agora queremos continuar a crescer. Contamos com a ajuda e o mecenato de todas as pessoas que queiram doar à nossa biblioteca publicações relacionadas com a área de gastronomia», afirma Maria João Caldeira, da ACPP.
Um dos grandes mecenas que muito contribuiu para o enriquecimento do espólio inicial da Biblioteca Gastronómica da ACPP foi Virgílio Nogueiro Gomes.
Crítico de gastronomia, autor de vários textos e crónicas publicados regularmente em jornais e revistas; autor de vários livros de gastronomia, como «Transmontanices – Causas de Comer», «Tratado do Petisco», «Doces da nossa vida» e autor do site www.virgiliogomes.com, o mecenas possui uma carreira de mais de 30 anos ligados a esta área.
Fez carreira em gestão hoteleira, coordenou em vários países estrangeiros ações de promoção da cozinha portuguesa, proferiu várias conferências e palestras sobre Gastronomia, foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que levou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico. No presente, é investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura, e História da Alimentação; e é membro da Associação Portuguesa de Escritores e da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

A Biblioteca Gastronómica da ACPP fica no edifício da associação, na Rua de Sant`Ana à Lapa, nº 71 C e funciona de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=769572

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.