segunda-feira, 27 de abril de 2015

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (27/04)

27.04.1831 – Extracto da acta da reunião da câmara: - “ Presente o corregedor Manuel Joaquim de Oliveira Malafaia (…) ali se acordou, em consequência de algumas informações e notícias dadas, tanto a ele ministro – presidente como a mais membros da mesma câmara que não sendo de todo conforme com o bem do real serviço o pouco zelo do bacharel Francisco António Salgado como depositário geral que foi nomeado em competente câmara para vigiar a administração e arrecadação dos bens sequestrados aos rebeldes, na conformidade da lei, se acordou nesta câmara em ser o dito bacharel Francisco António Salgado escuso deste cargo e que a ocupação e nomeação em seu lugar do bacharel António Manuel Pinto Santiago, do lugar do Felgar”.
António Júlio Andrade

3 comentários:

  1. Depreende-se que o capitão Salgado era um liberal e tinha sido nomeado pelos liberais e o Santiago era um miguelista. J. Andrade

    ResponderEliminar
  2. Mais uma figura ilustre do Felgar.

    ResponderEliminar
  3. O F.A.Salgado de Negrão foi um ilustre felgarense que muito honra a sua terra. E então por terras de Alfandega da Fé qd. por lá exerceu o cargo de juiz é que deixou por lá tudo estrebuchado com direito a publicar opusculos na imprensa e sendo uma especie de mexilhão critico da situação que nem as justiças ecleseasticas escapavam ao seu espiruto rebelde.

    O Santiago, era natural dos Cerejais, casou no Felgar mas veio a falecer muito novo (demente ? )
    pelo que não se sabe muito sobre a sua existência.

    Alain

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.