A GNR de Bragança tem em curso no distrito a operação Colmeias Seguras para prevenir furtos que já causaram quase 13 mil euros de prejuízos desde o início do ano.A GNR de Bragança tem em curso no distrito a operação Colmeias Seguras para prevenir furtos que já causaram quase 13 mil euros de prejuízos desde o início do ano.
Os militares da guarda vão, durante o mês de abril, passar com frequências junto aos apiários e realizar ações de sensibilização junto dos apicultores para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de furtos, como adiantou à Lusa, Paulo Azevedo das Relações Públicas do Comando Distrital da GNR.
A GNR escolheu o mês de abril para esta operação porque, segundo Paulo Azevedo, “quase todos os anos, nesta altura, se regista um número elevado de furtos em apiários”.
A operação Colmeias Seguras decorre em todo distrito de Bragança e visa “a prevenção e deteção de furtos de colmeias/enxames e identificar novas situações”, além de ações junto dos apicultores.
“É extremamente importante” esta ação, na opinião de José Domingos Cordeiro, presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da terra Quente e Frutos Secos.
É nesta zona do distrito de Bragança onde o furto de colmeias tem tido mais incidência, a tal ponto que os apicultores decidiram tomar medidas.
Há três anos que os apicultores fazem vigias à noite desde que começa a atividade nas colmeias, a partir do mês de fevereiro.
Segundo contou à Lusa, este ano estão também no terreno “uma vintena” de apicultores nos concelhos de Vila Flor, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, todos da chamada da Terra Quente Transmontana.
José Domingos Carneiro garantiu à Lusa que desde que começaram com estas vigias noturnas os furtos abrandaram na zona, mas, segundo disse, “vão-se deslocando”.
Nunca foram apanhados suspeitos deste tipo de furto na região.
O presidente da cooperativa elogiou a iniciativa da GNR e realçou que já anteriormente tem “vindo a prestar algum apoio”, nomeadamente com o patrulhamento nas estradas próximas dos apiários.
O apicultor Helder Correia contou à Lusa que já foi vítima deste s furtos. No ano passado ficou sem 22 colmeias.
A apicultura é uma atividade complementar da família que tem 300 colmeias em apiários espalhados por Mirandela, Bragança e Vinhais.
Este apicultor acredita que a operação da GNR “pode realmente ajudar a prevenir” os furtos e quem trabalha nesta atividade com as ações de sensibilização para a segurança previstas.
“A gente, às vezes, pensa que estamos a fazer as coisas bem e podemos não estar”, considerou.
Fonte: http://observador.pt/2015/04/09/operacao-da-gnr-colmeias-seguras-para-prevenir-furtos-no-distrito-de-braganca/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.