quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sendim - Homenagem à Brigada Victor Jara no Intercéltico

A Brigada Victor Jara é cabeça de cartaz no Festival Intercéltico de Sendim (FIS), que decorre entre 30 de Julho e 3 de Agosto. A banda está a celebrar 40 anos de carreira e vai ser homenageada em Terras de Miranda. 
O festival, que atrai ao Planalto Mirandês milhares de espectadores, arranca na cidade de Miranda do Douro, com as actuações de Andrés Peñabad, vindo da Galiza, e dos castelhanos/leoneses Cecina de Léon Folk. 
No segundo dia do festival, já na Vila de Sendim, actuam os Arrefole, do Porto, apontados uma esperança da música de raiz, os asturianos Seu e os castelhanos/leoneses Cecina de Léon Folk. 
Pelo Palco das Eiras passam ainda, no dia 1 de Agosto, a Brigada Victor Jara, Andrés Peñabad e Rare Folk da Andaluzia. 

O director do festival, Mário Correira, diz à Renascença que a programação deste ano está centrada na geografia ibérica. "É na área ibérica que se regista um dos maiores dinamismos das músicas de raiz folk e tradicionais", diz, destacando "a grande partilha cultural que existe entre os dois países e que assenta em relações de proximidade". 
Durante os dias do festival, está prevista uma grande animação nas ruas e praças de Sendim, com actuações de gaiteiros mirandeses e músicos amadores oriundos um pouco de todo o país. 
O Festival Celta proporciona ainda um vasto e diversificado conjunto de actividades paralelas, com destaque para as oficinas das gaitas e danças mirandesas e as celebrações intercélticas na Taberna dos Celtas. 
A 16ª edição do Festival Intercéltico de Sendim é organizada pela Sons da Terra, com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro e da Junta de Freguesia de Sendim, contando com a colaboração de entidades governamentais asturianas, como a Direcção-geral de Política Linguística.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=183577

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.