quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ESTEVAIS - Abel Olímpio, o Dente de Ouro (Reedição de posts desde o início do blogue)

"O Segredo da República"
Nos anos seguintes à implantação da República a agitação foi muita mas fica para a História a noite sangrenta ….
A produtora David e Golias desenvolveu um projecto a realizar por Tiago Guedes e Frederico Serra - a partir de um guião original de Tiago Rodrigues centrado na viúva de Carlos da Maia, um dos heróis revolucionários do 5 de Outubro. Durante os dias da revolução, Carlos da Maia é o tenente revoltoso que de forma aventureira toma o maior navio de guerra estacionado no Tejo com apenas um punhado de homens. Em Outubro de 1921, Carlos da Maia é um dos assassinados juntamente com Machado dos Santos e outros heróis da República na conhecida "Noite Sangrenta". Os assassinos são presos, mas não confessam à ordem de quem estavam para cometer o crime. A partir daí, a viúva vai investigar, por conta própria, chegando a visitar na cadeia o operacional, o marinheiro Abel Olímpio apelidado "Dente de Ouro".
É esta demanda de uma mulher na procura do assassino do marido que é o fio condutor da narrativa que acompanha as vidas de algumas das personagens históricas mais fascinantes que protagonizaram a Implantação da República.
"Sou o cabo Abel, o marinheiro que ficou conhecido como o ‘Dente d'ouro', aquele que dá a ordem para abater o almirante Machado dos Santos (Diogo Infante)", conta o actor Gonçalo Waddington. E continua: "ele está convencido de que será um herói, é uma pessoa de má índole, mas depois quando é preso e se vê abandonado pela instituição militar é que percebe a dimensão dos seus crimes". Abel Olímpio tem a seu lado uma personagem também ela peculiar, Rogério, que é quem conduz a carrinha do assassino.
Nota:
António Júlio Andrade, no seu novo livro “HISTÓRIA POLÍTICA DE TORRE DE MONCORVO 1890 – 1926”, conta o que se passou.
Tiago Rodrigues  escreve na revista da Associação do colégio um artigo sobre a Noite Sangrenta, baseado na peça que escreveu para a RTP.
:

5 comentários:

  1. o tiago é o filho do rogério? se é fico contente, pois embora numa área diferente do seu pai, é um moncorvense que se distingue.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente, a "estória" bem poderá seguir o mesmo guião da outra, "O Dia do Regicídio". Uma santificação dos assassinos ou o habitual atirar das culpas para os monárquicos. Que corja!

    ResponderEliminar
  3. o tiago é o filho do rogério.

    ResponderEliminar
  4. Quando foi para o Brazil,o Olimpio nao tinha filhos,deixou uma irma nos Estevais...

    ResponderEliminar
  5. Eu vivo na casa onde viveu Olimpio, alguém sabe onde ele nasceu e morreu ?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.