sexta-feira, 17 de maio de 2013

NORTE - Unidades Territoriais QREN


Mapa Norte de Portugal

A Região do Norte integra oito sub-regiões (NUTS III) - Alto Trás-os-Montes, Ave, Cávado, Douro, Entre Douro e Vouga, Grande Porto, Minho-Lima e Tâmega – numa área de cerca de 21 278 km² (24 por cento do continente).
Tem 144 quilómetros de costa atlântica e é a região portuguesa com maior área de fronteira.
Tem uma população estimada em 3,7 milhões de habitantes (1/3 da população nacional), sendo que cerca de 38 por cento da população jovem nacional está concentrada na Região.
O Norte de Portugal é composto por 86 concelhos e 2.028 freguesias.

Mapa da Região do Norte l download

3 comentários:

  1. Bem dizia o outro lá está Torre de Moncorvo fora de Trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  2. Não insultem ninguém, muito menos os alfacinhas e os portuenses.
    A verdade é que este mapa é o resultado de deliberações tomadas pelas câmaras e assembleias municipais que constituem cada uma destas su-regiões. Orgulho-me de ter usado todos os meios ao meu alcance(sobretudo o jornal Terra Quente onde estão publicados muitos textos)para defender a criação de uma única unidade territorial para Trás-os-Montes. Infelizmente na Câmara e na Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo não houve um único voto nesse sentido e muita coisa se disse em contrário às minhas intervenções. Por isso mesmo no actual mandato autárquico eu fui impedido de integrar a Assembleia da Região Douro, em representação da Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo, pela actual maioria municipal. Aliás, prometi a mim mesmo não desistir e tenciono apresentar propostas alternativas quando entender que podem ser viabilizadas por uma nova correlação de forças políticas no município. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Bestialidades, na minha opinião. Quem terá interesse em dividir Trás-os-Montes?
    Um abraço,
    Armando Sena

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.