terça-feira, 21 de maio de 2013

Associação de Municípios do Douro Superior


A Associação de Municípios do Douro Superior de Fins Específicos, que engloba os Concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, foi constituída de modo a formalizar uma ligação existente desde sempre e que o Douro materializa.
É aliás o Douro, como elemento de união, pela cultura que gerou, pelas actividades económicas que sustenta, o grande elemento de união desta região e o seu principal factor de identidade.
Entre muitos produtos de grande qualidade, o Vinho Fino (Vinho do Porto) e a Floração da Amendoeira, constituem um importante cartaz turístico da Região do Douro Superior.
O vasto património, natural, arquitectónico e arqueológico, merece certamente uma visita atenta a todos quantos procuram esta região, onde a gastronomia ocupa um lugar de destaque, com importante realce para a carne, enchidos, queijos, frutas e outros.

3 comentários:

  1. Douro Superior no top da execução do PRODER

    Associação de desenvolvimento está em segundo lugar na execução nacional do programa
    A Douro Superior ocupa o segundo lugar no ranking nacional de execução de projectos aprovados no âmbito do PRODER. A associação, sedeada em Torre de Moncorvo, aprovou, nos últimos cinco anos, 56 projectos, cuja taxa de execução ronda os 54 por cento.
    Os dados são divulgados pela própria entidade gestora do PRODER, que encerra o primeiro trimestre com uma taxa de aprovação de 98 por cento, que corresponde a mais de 3 mil milhões de euros de financiamento.
    O presidente da Douro Superior, Dinis Cordeiro, não tem dúvidas que os bons resultados conseguidos pela associação se devem ao facto de haver cada vez mais jovens a criar o seu próprio posto de trabalho.
    “Há pessoas que vendo que não têm outra alternativa começam a trabalhar por conta própria e acabam por meter estes projectos. Nós temos muitos jovens que tentam procurar emprego, depois não encontram, e trabalham por conta própria. Nós tentamos apoiar esses jovens. Eu acho que os jovens deviam ser mais apoiados”, defende Dinis Cordeiro.

    CoraNE em 12.º lugar

    A maioria dos projectos aprovados pela Douro Superior é na área do comércio e do turismo.
    A associação, que abrange os concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Foz Côa, já tem em mãos mais 85 candidaturas, que vão agora ser apreciadas de acordo com os critérios de selecção do PRODER.
    Na lista das 45 entidades locais responsáveis pela aprovação de candidaturas no âmbito deste programa, a Corane, na Terra Fria, ocupa o 12.º lugar, e a Desteque, na Terra Quente, aparece em 29.º no que toca à taxa de execução dos projectos aprovados.

    ResponderEliminar
  2. Afirmações graves sobre pessoas ou entidades devem vir devidamente identificadas.O editor do blogue é responsável por tudo que se publica de forma anónima.A lei é a mesma que se aplica aos jornais.Felizmente em 10.611 comentários que o blogue recebeu apenas 7 não foram publicados.Devidamente identificados serão publicados.
    Leonel Brito

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.