quarta-feira, 22 de maio de 2013

Festival do Vinho do Douro Superior em Foz Côa


De 24 a 26 de Maio decorre em Vila Nova de Foz Côa a 2.ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior, uma das sub-regiões vinhateiras do Douro.
Com efeito, a Região Demarcada do Douro divide-se em três sub-regiões, cada uma com características específicas: Baixo Corgo (a mais ocidental), Cima Corgo (a sub-região central) e Douro Superior (a mais oriental, que começa no Cachão da Valeira e prossegue até à fronteira com Espanha).
Para além de Vila Nova de Foz Côa, a sub-região do Douro Superior inclui ainda os concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo.
E diferencia-se da restante Região Demarcada do Douro por ter uma pluviosidade muito reduzida e uma amplitude térmica bastante elevada, com temperaturas extremas, não apenas no Inverno mas também no Verão, chegando a atingir os 50ºC. Bem como pela orografia menos acidentada. Características que naturalmente se reflectem nos vinhos aí produzidos.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, produzido e dirigido pela Revista de Vinhos e com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), o Festival do Vinho do Douro Superior conta com a participação de produtores de prestígio como CARM, Duorum, Quinta do Crasto, Quinta do Vale Meão, Ramos Pinto, Sogevinus, Sogrape, Symington, Taylor’s, Vinhos do Douro Superior, entre outros.
Tendo um programa que promete três dias repletos de momentos em torno do vinho:
– Feira de Vinhos e Sabores do Douro Superior, aberta ao público em geral e onde se poderão degustar e comprar vinhos, azeites, amêndoas, doces, queijos e enchidos a preços especiais;
– Colóquio sobre “A Vinha, o Vinho e o Mercado: desafios para o Douro Superior”, dirigido a profissionais e que permitirá uma reflexão alargada sobre as potencialidades do vinho da sub-região;
– 2.ª edição do Concurso de Vinhos do Douro Superior;
– Acção de formação do IVDP para promover o serviço de vinho do Porto – “Saber Servir; Vender Melhor” – destinada a profissionais do canal horeca e agentes turísticos;
– Provas de vinhos (DOC e Porto) e azeites do Douro Superior comentadas por especialistas;
– Visitas a quintas produtoras de vinho.
A entrada no Festival é livre, estando à disposição dos visitantes, para que possam provar os vinhos em exposição, um copo no valor de 2€.
http://mesa-do-chef.blogs.sapo.pt/148315.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.