sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lá para os lados de Mós

       Foto  A.F.F.M.

1 comentário:

  1. História

    Esta freguesia, situa-se entre a Ribeira de Mós e a de Santa Marinha, no meio de várias elevações montanhosas como os Montes Forca da Velha, da Lagareira, dos Logarinhos e da Forca Nova. Rodeadas de montes, estendem-se as casas do castelo pela encosta até à fonte romana, onde o ribeiro passa, para subir pela outra encosta oposta.
    A aldeia de Mós, em tempos antigos foi sede de concelho medieval, com autonomia judicial e pelourinho, sendo por isso considerada como uma povoação muito antiga.
    Em 1162, recebeu de D. Afonso Henriques foral e, posteriormente, em 1512 recebe novo foral por D. Manuel. Na época da formação da nacionalidade esta aldeia teve muita importância devido à sua posição de sentinela sobre as terras da raia espanhola, o que a levou a ter castelo, onde actualmente só restam alguns vestígios. Possui uma grandiosa Igreja Matriz, construída no século XVI, com um interior riquíssimo: altares de talha dourada, pinturas no tecto do altar mor e arcos e púlpito em granito.

    Povoações

    Quinta da Centieiras

    Quinta da Odreira

    Distância a Torre de Moncorvo
    17 Km

    Festas e Romarias

    St. Bárbara (ultimo Domingo de Agosto), N. Sra. de Fátima (Maio) e St. António (Junho).

    Património

    Igreja matriz, capelas de St. Bárbara, de N. Sra. de Fátima, de St. António, de Santo Cristo, do Menino Jesus e de Frei Nuno de St. Maria, cruzeiros, fonte romana, calçada romana, ponte romana, tribunal e cadeia.

    Forno público, lagares de azeite, casa da Roda, ribeiras de St. Marinha e de Vales, zona de caça e Santuário de St. Bárbara.

    Actividades Económicas

    Agricultura, olivicultura, amendoal, construção civil e comércio.
    http://www.torredemoncorvo.pt/mos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.