segunda-feira, 13 de maio de 2013

Confraria da Amêndoa do Douro Superior

No dia 19 de Abril de 2013 foi constituída a Confraria da Amêndoa do Douro Superior - CADS, com sede em Torre de Moncorvo.
Esta associação de direito privado sem fins lucrativos foi constituída por Dinis Alves Cordeiro, Edmundo Luís Dias, João Carlos Pontes Barros e Francisco António Roque Braz.
A Confraria da Amêndoa do Douro Superior - CADS tem como objecto a defesa e o prestígio, a promoção e divulgação da amêndoa e dos seus derivados.
Assim sendo, são atribuições da confraria:
a) organizar, promover ou apoiar iniciativas que levem ao melhor conhecimento da amêndoa e seus derivados;
b) constituir, organizar e disponibilizar a utilização de um centro de documentação sobre a amêndoa, a gastronomia, associados às tradições e a história da região do Douro Superior e do Nordeste Transmontano;
c) promover a edição de publicações na área do seu objecto;
d) instituir prémios e promover concursos na área do seu objecto;
e) promover acções e campanhas de sensibilização e de informação junto da população em geral;
f) promover, organizar e executar iniciativas sustentadas de formação de toda e qualquer natureza;
g) realizar e apoiar a organização de seminários, colóquios, encontros e outras formas de intercâmbio, nacional e internacional;

h) cooperar com instituições locais, regionais e centrais, governamentais ou não governamentais, nacionais e internacionais e com personalidades que se ocupem do desenvolvimento local e de questões conexas;
i) elaborar projectos, trabalhos de investigação, estudos de diagnóstico e acções de inovação e avaliação;
j) promover a formação profissional adequada às suas actividades e fins;
k) sugerir, propor ou recomendar aos órgãos públicos competentes medidas para a defesa e o incremento da gastronomia com base na amêndoa.

Nota: No dia 24 de Maio realiza-se a primeira reunião dos sócios para criar a Direcção e alargar o número de associados. A primeira Direcção será constituída por:
Presidente - Edmundo Dias
Vice-Presidente - Joaquim Morais
Secretário - Rogério Rodrigues
Tesoureiro - Manuel Cordeiro
Vogal - Rui Dias 

3 comentários:

  1. Também quero ser ... ora não posso dizer confrade, mas confreira também não ... Vamos lá reformular : Também quero ser membro da Confraria. Sabeis que ainda cobri amêndoa? E não é aquele trabalho brando que muitos imaginam. É duro, muito duro.

    Um abraço grande à Direcção e muitos parabéns pela feliz iniciativa.

    Júlia Ribeiro Biló

    ResponderEliminar
  2. Inicialmente dizia-se como um frade,mas caíram em desgraça, em Coimbra há uma estátua do mata-frades.Passou a confrade;o que gosta da boa mesa.Organizaram-se em grupo para não serem enganados por modas,comer carne da cavalo por vaca mirandesa,gato por lebre,vinho a martelo, hambúrguer,bacalhau cm natas ,alheiras de bacalhau,azeite galo,papo-secos de esferovite etc e tal.Defenda o que é bom. Amêndoa é boa?É!! Toca a defender,promover,divulgar,da flor à amêndoa coberta...Isto,minha senhora é uma confraria(de frades e freiras)não é como as associações de padres onde só entram homens.Quem apanha a amêndoa?MULHERES.Quem faz a AMÊNDOA COBERTA? MULHERES.Faz favor de entrar e apareça dia 24 para irmos aos amendrucos.
    CONFRADE

    ResponderEliminar
  3. Misé Fernandes escreveu: A melhor do mundo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.