segunda-feira, 6 de maio de 2013

Freixo de Numão - Património

                                                                       Foto A.F.F.M.

3 comentários:

  1. Forja é uma fornalha de que se servem os ferreiros e outros artífices para incandescer os metais para serem trabalhados numa bigorna; Do francês, forge e do Latin, fabrica.
    Forja é um sistema composto dos seguintes itens: fornalha (material carburante e ar), bigorna, martelos, tenazes e liquidos para arrefecimento (óleo/água). Neste sistema o ferreiro atua no metal aquecido a fim de gerar uma forma desejada. A principal ação é a deformação da estrutura inicial. Posteriormente segue-se para o tratamento térmico para o conferir ao metal as qualidades desejadas
    Para se forjar uma barra de metal, é necessário colocar, primeiramente, o minério na fornalha para ser transformado em barra. Em seguida, com a barra já pronta, apoia-se a barra na bigorna, e acertando o martelo na mesma, esquentando a barra (fazendo com que ela fique modelável) e criando um novo produto.

    O ferreiro é uma pessoa que cria objetos de ferro ou aço por "forjar" o metal, ou seja, através da utilização de ferramentas como fole, bigorna, martelo, dobra e corta, e de outra forma moldá-la na sua forma não-líquida.Geralmente o metal é aquecido até que brilhe vermelho ou laranja, como parte do processo de forjamento. Ferreiros produzem coisas como portões de ferro forjado, grelhadores, grades, lustres, luminárias, mobiliário, esculturas, ferramentas, implementos agrícolas, religiosos e objectos decorativos, utensílios de cozinha, e armas.
    WIKIPÉDIA

    ResponderEliminar
  2. Jose Augusto Catalo escreveu:Conheci duas forjas em Freixo de Numão. A quem pertencia esta?

    ResponderEliminar
  3. Ainda está em funcionamento e é do senhor Navarro.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.