sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ministro da Cultura visita o Museu do Douro


Nota de Imprensa

VISITA DE SUA EXCELÊNCIA O SENHOR MINISTRO DA CULTURA, DR. LUÍS FILIPE CASTRO MENDES AO MUSEU DO DOURO
Sua Excelência o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, visita o Museu do Douro, no próximo dia 2 de setembro, a partir das 10h30. A visita inclui a viagem em direção ao Pinhão pela estrada nacional 222, um percurso de barco no rio Douro, a visita à Quinta do Bonfim e termina com a visita ao Núcleo Museológico de Favaios, Pão e Vinho, em Alijó, que faz parte da Rede de Museus do Douro.
A abordagem ao desenvolvimento de parcerias estratégicas e interinstitucionais, a construção de alianças entre o Estado e o setor público e privado para a defesa, preservação e promoção do património cultural, são alguns do objetivos desta visita do Senhor Ministro da Cultura ao Douro e que importa realçar, sobretudo pela atitude de proximidade na área da cultura com a região.
Durante esta visita será feita a apresentação do Museu do Douro que, como museu de território, tem por missão a representação do património natural e cultural da Região Demarcada do Douro, consagrada com o estatuto de Património Mundial pela UNESCO como “paisagem cultural, evolutiva e viva”, distinguido internacionalmente como uma estrutura cultural e turística de referência.  A gestão do Museu do Douro está a cargo da Fundação Museu do Douro, F.P. tendo envolvido, nos últimos dez anos de existência, mais de um milhão e trezentas mil pessoas nas atividades e projetos culturais, descentralizadas por espaços do Eixo Douro-Duero, com destaque para a Região Demarcada do Douro, e mais de meio milhão de visitantes e participantes nas atividades centradas no edifício sede.
A acompanhar este roteiro de viagem com o Senhor Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Castro Mendes, estará o Presente da Administração da FMD, FP, a Direção do MD, as Autarquias da Região Demarcada do Douro, os Fundadores Privados da Fundação Museu do Douro F.P., a CCDR-N, IVDP, UTAD, APDL, entre outros. 


PROGRAMA DA VISITA DE SUA EXCELÊNCIA O SENHOR MINISTRO DA CULTURA AO MUSEU DO DOURO
Sexta-feira, 02.09.2016

10h30 – Visita à exposição permanente do Museu do Douro “Douro, Matéria e Espírito” e à exposição temporária de Homenagem a Júlio Pomar - VIII Bienal Internacional de Gravura do Douro.

11h00 – Visita aos Serviços/Edifícios do Museu do Douro.

12h30 – Almoço no restaurante do Museu do Douro “A Companhia”.

14h30 – Saída em autocarro do Museu do Douro, em direção ao Pinhão, pela estrada nacional 222.

15h15 – Viagem de barco no rio Douro.

16h30 – Porto de honra e visita à Quinta do Bonfim, Pinhão. Fundador da FMD, F.P., Symington Family Estates.

18h00 – Partida em direção a Alijó pela estrada nacional 222.

18h30 – Visita ao Núcleo Museológico de Favaios, Pão e Vinho (Rede de Museus do Douro), com o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Dr. Carlos Jorge Vilela da Rocha Magalhães.


Helena Freitas
Gabinete de Apoio à Direção

Fundação Museu do Douro
Rua Marquês de Pombal
5050 - 282 Peso da Régua, Portugal
Telefone: +351.254.310.190 (Geral)
Telefone: +351.254.310.198 (Direto)
Fax: +351.254.310.199
Site: www.museudodouro.pt
Facebook: www.facebook.com/museudodouro

Twitter: https://twitter.com/MuseudoDouro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.