terça-feira, 23 de agosto de 2016

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES - (23/08)

23.08.1385 – O rei D. João I faz doação de Bragança a D. Nuno Álvares Pereira.
23.08.1785 – Notícia da Gazeta de Lisboa sobre “João de Morais Madureira Lobo, capitão mor das vilas de Freixiel e Abreiro, sócio da Academia dos Unidos de Torre de Moncorvo, e correspondente da Academia de Fidelidade novamente instituída na mesma vila, preside, com uma eloquente oração de abertura a uma academia integrada na festividade” dos esponsórios de Sua Alteza.


23.08.1839 – A Rainha D. Maria II ordena a dissolução da câmara de Moncorvo por esta se lhe ter dirigido em termos considerados grosseiros quando interpelada sobre as obras de demolição do castelo. A questão fora despoletada pelo deputado Jerónimo José de Meireles Guerra.
23.08.1913 – A câmara de Moncorvo deliberou participar para o Ministério Público “o facto de terem sido publicadas injúrias contra esta corporação no primeiro número do jornal Alma Trasmontana (…) para promover o competente processo judicial.

António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. O que diria a rainha do buraco /lixeira IGESPARIANA que lá está.ordenava a dissolução do IGESPAR,mas já se adiantou o homem do Pocinho,Jose M.Viegas.TAPEM O BURACO,JÁ se não diga á raínha de Vila Real.
    M.Vilas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.