terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Planalto em Movimento - Adeganha, Estevais e Cardanha

Comida da malhada (Cardanha)Foto do Arquivo do blogue
 Nos dias 13 e 14 de Julho de 2013, as aldeias de Adeganha, Estevais e Cardanha saíram à rua para dinamizarem o projecto “Planalto em Movimento”.
Morcegos, Pardais e Lagartos, grupos criados para o efeito, convidaram todos os interessados a subirem a Fragada e a lançarem-se ao caminho para uma Festa de Verão em torno dos saberes, tradições e património locais.
Num outro tempo que ainda vive na memória dos mais velhos, esta estação trazia a azáfama da segada e malhada do cereal, momento marcante na existência das comunidades aldeãs, cuja recriação foi o mote desta celebração partilhada.

Esta festa foi também feita de outras actividades, tais como passeios, debates, oficinas didácticas, exposições, convívios e bailes tradicionais.

3 comentários:

  1. Maria De Jesus Fernandes escreveu:Tive um professor no colégio, cá em Macedo, chamado Dr. Lima, que acho que era da Cardanha!..

    ResponderEliminar
  2. Maria De Jesus Fernandes escreveu: Gostávamos muito dele!... Morava na rua onde era antigamente o quartel dos bombeiros... tinha uma filha chamada "Lela", um filho João e outros dos quais já me não lembra o nome...

    ResponderEliminar
  3. "Planalto em Movimento" foi uma ideia fantástica e uma iniciativa excelente.
    Não deixeis a ideia morrer nem o movimento parar.

    Um abraço

    Júlia Ribeiro.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.