Urros -escola abandonada |
23.01.1915 – Informação sobre os motores existentes na área do concelho de Moncorvo: 1 na Quinta da Silveira a puxar água da ribeira; 1 na moagem de pão de José Alberto Cordeiro, na vila de Moncorvo; 1 no quintal de António Eugénio Carvalho e Sá para puxar água para casa.
23.01.1928 – Publicada uma portaria louvando o professor de U rros Josino Vespasiano Amado “por ter instituído uma fábrica de tintas de aguarela para trabalhos escolares”
António Júlio Andrade
Reedição de posts desde o início do blogue
À semelhança de outras do concelho, a escola não está abandonada, encontra-se desactivada, penso que é o termo correcto.
ResponderEliminarDesactivada,sim,mas em breve degradada,em ruínas, porque abandonada,como tem acontecido a tantas outras.Esperemos que isso não aconteça.
ResponderEliminarUma moncorvense
Grande homem o Sr. Professor!Nosso amigo e professor do meu pai que ainda recordo com saudade.Irene
ResponderEliminarABANDONADA SIM!!!!! Abandonada, vandalizada, no chão estão muitos dos trabalhos dos alunos que frequentaram esta magnífica escola....Não queiram tapar o sol com a peneira, chamem as coisas pelo nome...Abandonada, vandalizada, destruída, morta, mesmo ali ao lado do poder local.....
ResponderEliminarPelo que deduzo este comentário tem alguma carga politica. Criticar é muito fácil, fazer é sempre mais difícil, porque não sugerir às autoridades locais o modo de ocupar o edifício, evitando assim a sua destruição.
EliminarHoje em dia, tudo o que se diz com alguma revolta ou tristeza, é quase sempre apelidado de se estar contra a politica, ou politiquices dos que das nossas queridas terras deveriam cuidar.
ResponderEliminarOs nossos governantes, sejam eles nacionais,Regionais ou locais são pagos para servir a comunidade que os elegeu.
É obrigação deles serem guardiões de todo o património arquitetónico, cultural e humano
Chamem-lhe antes, semtido de responsabilidade e cidadania.....
É verdade, nua e crua!
ResponderEliminarEste boDONOnito edfício, a nossa escola, de tantos de nós! As nossas memórias! Esta bonita escola, está abandonada!
Portas abertas, à devassa! materiais, carteiras, tudo, ao ABAN!
qUE TRISTEZA!
Meus senhores
ResponderEliminarEsta escola está abandonada, desativada e, em vários locais do edifício, em ruínas.
Essa é a verdade, doa a quem doer.
Mas está lá no alto, fora da vista.....
Quando algo está mal, é logo conotado de aproveitamento político, nada disso, isto revolta, a nossa escola, no seu interior tem os nossos trabalhos no chão, as carteiras arruinadas, tudi destruído, vidros partidos, logo ali, bem perto, situa-se o edifício da junta de freguesia, esse sim, moderno, com todas as comodidades, como se pode viver em consciência, sabendo que a alguns metros de casa do orgão máximo da aldeia, está uma escola em ruínas?
ResponderEliminarVergonha
Mas todos nós somos culpados, pois nada fazemos para eviter isto.
Misé Fernandes escreveu:Gosto muito, no que se refere à parte da notícia, em que fala desse grande homem, o professor josino Amado:)
ResponderEliminarOlá, António Júlio :
ResponderEliminarQue tenha um BOM ANO e continue a trazer ao Blog coisas com interesse, que provoquem discussão animada e viva.
Abraço amigo
Júlia