quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 12/01)

12 Jan 1833 - O cónego da Sé de Braga e Desembargador Gaspar Borges Maciel, sobrinho do falecido arcebispo daquela diocese D. Frei Miguel da Madre de Deus, ambos originários de Torre de Moncorvo (da ascendência de Jorge Luís Borges? – em outra altura se falará disso), foi a Lisboa, encarregado pela câmara de Moncorvo, a prestar juramento de fidelidade ao rei D. Miguel. Recordemos que aquele bispo foi um corifeu Miguelista e por isso esteve preso pelos Liberais quando estes estiveram no poder, antes de 1828.
12 Jan 1925 – Informação de que no concelho “existe apenas uma máquina de destilação de aguardente, na Quinta da Silveira, pertencente a António Gonçalves Martinho, que produz diariamente 550 litros de aguardente fina”.
Vista da capela de Urros
12 Jan 1942 – O Presidente da Junta de Freguesia de Urros queixa-se ao Administrador do concelho dizendo que “os lavradores que manifestaram e mandaram o cereal para o celeiro e cumpriram com a lei, sujeitaram-se ao preço da tabela e os que deixaram de o fazer, prevendo a escassez de cereal, têm estado a explorar a pobreza, vendendo cada quilo de cereal entre 2$50 e 3$00, que é por quanto estão a vendê-lo, o que ainda há nas mãos dos gananciosos. Se esta gente ainda não foi aí a reclamar pão é porque tem estado a abastecer-se em Almendra, mas esta fonte acabou-se. A Bem da Nação. António Emílio Gomes Seco”.

António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue    

2 comentários:

  1. Grande António Emílio Nunes Seco, meu tio e padrinho, irmão da minha avó( a foto dele está neste Blog com a minha avó e restantes irmãs).
    Grande Homem de respeito na aldeia de Urros!
    O Apelido Gomes está errado é Nunes.
    Misé

    ResponderEliminar
  2. Misé - Obrigado pela correcção... A propósito, recordo-me de em garoto ouvir uma quadra falando de um olmo à porta de um Seco e que este era amigo do meu avô e que vinha a Felgueiras à festa da Santa Eufémia... Por acaso terá ouvido alguma coisa relacionada com tal quadra? - J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.