terça-feira, 17 de janeiro de 2017

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (17/01 Actualização)

PONTE DO POCINHO -1909
17 Jan 1811Batalha do Pocinho contra as tropas Francesas, em que entraram o batalhão 24 de infantaria e 4 de cavalaria, num total de 695 homens por parte das tropas lusas.

17 Jan 1867 – Ofício do administrador de Moncorvo para o gov. civil de Bragança dizendo que “o Tombo dos bens do extinto concelho de Mós já está em poder do escrivão da câmara. Diz este escrivão que no dia 15 do presente mês abriu a janela do seu escritório por 7 horas da manhã, depois do que foi tratar dos arranjos domésticos e que, voltando para ali pelas 8 horas e meia, viu sobre a soleira da janela um volume de papel branco atado com um fio de guita e que, desembrulhando-o, encontrou dentro aquele importantíssimo documento, sem vestígio algum por onde se pudesse formar o mais leve juízo em relação a um tal acontecimento”.
António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

2 comentários:

  1. Hoje ,Mós vive do seu passado e do orgulho ferido desde que perdeu para Moncorvo a sua autonomia.É, como diz o seu blog, uma vila medieval.O seu pelourinho diz ao mundo o que foi.E agora, quem nos diz o que é ,para onde vai,que futuro?Desafio ao Professor Sambade e a todos que a defendem.Viva Mós!

    ResponderEliminar
  2. O que eu não sei é se o Tombo dos bens do concelho de Mós tornou ou não a desaparecer depois de ter aparecido na janela do escrivão... Mas existe um documento muito interessante que foi publicado pelo professor José Marques (da Faculdade de Letras do Porto) em 1985 na revista Brigantia e que tem por título - A Administração Municipal de Mós de Moncorvo, em 1439. Por ele se pode ver de onde provinham as receitas do concelho e onde se aplicavam, resultando um interessante qudro do viver colectivo dos mMoseiros.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.