quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Torre de Moncorvo regressa à Idade Média de 31 de Março a 2 de Abril

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a preparar mais uma edição da Feira Medieval nos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril, com o tema “D. Dinis – Ferro e Ferrarias no seu Tempo”.

Durante três dias a vila regressa ao reinado de D. Dinis (1279-1325). O monarca atribuiu a Torre de Moncorvo carta de foral, mandou-lhe construir cerca, concedeu-lhe carta de feira e outros privilégios, incentivando o povoamento e a exploração económica da região. A nível nacional  fomentou todos os meios de riqueza nacional na extração da prata, estanho e ferro. Torre de Moncorvo não deve ter sido excepção, uma vez que possui a maior jazida de ferro da Europa.

Nesta edição, a novidade é a recriação do quotidiano das ferrarias, onde serão visíveis alguns quadros fundamentais como o transporte de minério, a britagem com maço e picalhão, a redução e fundição do ferro e o forjamento do mesmo. Além do ciclo do ferro será retratado um mercado do ferro, onde haverá algumas forjas a trabalhar.

Com uma função pedagógica e lúdica, esta iniciativa pretende também fazer uma recriação histórica do comércio e das artes e dos ofícios da Idade Média, a apresentação do artesanato local, nacional e
internacional, animar o centro histórico da vila e sensibilizar os jovens e a população em geral para a história e para a sua importância.

A organização é da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo em parceria com o Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Grupo Alma de Ferro Teatro, Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo, Paróquias, Juntas de Freguesias, Agrupamento 788 do Corpo Nacional de Escutas, Destacamento da GNR de Torre de Moncorvo, Dragon Force e Escola Municipal Sabor Artes.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 26 de Janeiro de 2017
Luciana Raimundo



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.