domingo, 28 de abril de 2013

Pelo Caminho das Tipóias, por Telmo Ferraz

O Padre José Telmo Ferraz, um transmontano com o coração angolano narra em poesia e em prosa as memórias na Arquidiocese de Malanje e especialmente na Casa do Gaiato malanjina e ainda por toda a grande Angola. O presente livro tem um enorme sentido porque «quando o coração vê, há mais luz no mundo!››.A profunda visão cristã do homem e do mundo que transmite o Pe.Telmo no seu livro convida-nos a entrar no coração do mistério de Deus, amigo dos homens.O título Pelo Caminho das Tipóias nasce na visão de um sonho,quando contempla o planalto malanjina, até à zona das quedas do Cuanza e quedas de Kalandula e «no regresso, passamos numa vala (julguei eu) e perguntei: 'Aqui passou água?” “Não, este era o caminho das tipóias para Luanda”. Parei focando este antigo caminho,das Lundas até Luanda ainda liso e batido por tantos pés descalços. Mil quilómetros carregando nos ombros seus donos, seus patrões e familiares! Um museu que guardasse este carreiro para beleza e fundamento da nossa História!››.Uma tipóia é uma liteira de rede que se usava em Angola para o transporte de pessoas.

Excertos do prefácio de José Manuel Cordeiro -Bispo de Bragança-Miranda

       Telmo Ferraz, O Lodo e as Estrelas -  puosto an mirandés por Fracisco Niebro:

7 comentários:

  1. O livro "O Lodo e as Estrelas" do Pe. Telmo Ferraz contém algumas das páginas mais belas e comoventes que já li. Escritas, de facto, com coração que vê e sente .

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Inteiramnte de acordo com a Júlia Ribeiro. Como homenagem, traduzi toda a parte de O "Lodo e as Estrelas" relativa às barragens de Picote e de Miranda do Douro. Tarda a devida homenagem.

    ResponderEliminar
  3. Fernando M. Cordeiro escreveu: "Contigo no Planalto" e "Pelo Caminho do Planalto" são os últimos livros do Pe. Telmo Ferraz, editados pela Diocese de Bragança-miranda

    ResponderEliminar
  4. Onde estão à venda eses livros?
    Amadeu Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Há alguns exemplares em:CÚRIA EPISCOPAL
    Rua Dr. Herculano da Conceição, 10
    5300-032 BRAGANÇA
    Portugal
    Tlf.: + 351 273 329 182
    Tlm.: + 351 968 559 767
    Fax: deve usar-se o da Residência Episcopal
    Horário de Atendimento: 10h-13h e 14h-16h
    E-mail: diocesebragancamiranda@gmail.com

    ResponderEliminar

  6. Lembro-me, tinha eu cinco anos, bateram à porta, aminha mãe abriu o postigo, era o padre Telmo acompanhado por dois confrades da Confraria de S. Vicente de Paulo; carregavam dois cobertores de lã, entregaram-nos à minha mãe - foram os primeiros cobertores pois antes eram as mantas de trapo que protegiam do frio...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.