Trata-se de uma construção românica. Quanto à data em que terá sido erguida, parecem subsistir algumas dúvidas, uma vez que se ouvem duas versões diferentes. Uma insiste no século XII e outra no século XIII.
As suas fachadas laterais encontram-se adornadas com inúmeros modilhões ao longo da cornija, representando cada um deles uma figura diferente e nas suas paredes podemos ainda encontrar vários sarcófagos embutidos.Recentemente passaram por lá alguns «técnicos» vindos da parte do Instituto Português do Património Cultural, para «dar um jeito» nas paredes interiores. Quando picavam as ditas paredes eis que surgiram, sob a cal, inúmeros frescos medievais. Os «técnicos» partiram e o povo da Adeganha continua à espera que peritos se desloquem à aldeia para recuperar as pinturas.*
Virgínia do Carmo
*Este artigo tem alguns anos e desconheço o actual estado de conservação da Igreja.
Primeira parte: http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/06/adeganha-cardanha-o-planalto-das-lendas.htmlPublicado no Semanário Transmontano.
Fotogradias de Jorge Delfim
Continue,Virgínia,a escrever sobre as lendas das nossas terras.Também elas fazem parte da nossa Cultura.Obrigada e parabéns pelo trabalho.Parabéns,também ,ao Jorge Delfim, pelas fotografias.
ResponderEliminarUma moncorvense
Kassandra Do Coa escreveu:Me gusta mucho la historia , esto es muy interesante .
ResponderEliminar