segunda-feira, 22 de abril de 2013

Maior empresa mineira do mundo quer investir em Torre do Moncorvo (Publicado a 20 de Outubro de 2011)

Os australianos da Rio Tinto, a maior empresa de minas do mundo, querem investir cerca de mil milhões de euros na exploração de ferro em Portugal, disse fonte próxima das negociações à Lusa.
...minas de Torre de Moncorvo
O projecto será realizado nas minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas.
O investimento está a ser negociado entre o Governo, a empresa que detém a concessão da mina até 2070, a MTI - Minning Technology Investments, e a Rio Tinto, refere a mesma fonte.
O Ministério da Economia confirma oficialmente que está «a desenvolver negociações com uma das maiores empresas do mundo para um grande investimento no sector mineiro em Portugal», sem, no entanto, avançar qualquer dado sobre o assunto.
Álvaro Santos Pereira já tinha anunciado a 27 de Setembro na RTP que existia uma multinacional que pretendia fazer um grande investimento em Portugal, escusando-se na altura a avançar com detalhes.

Texto: http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2070921&page=1
Ver:
http://www.rtp.pt/noticias/?t=Autarca-de-Torre-de-Moncorvo-so-concorda-com-investimento-se-municipio-for-ressarcido-e-populacao-compensada.rtp&article=491154&visual=3&layout=10&tm=6
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Populacao-contente-com-possivel-investimento-nas-minas-de-Torre-de-Moncorvo.rtp&headline=46&visual=9&article=491016&tm=8

23 comentários:

  1. outra aldrabice, as minas de Moncorvo estão estudadas até dizer chega a empresa Ferrominas tem estudos e os nomes das rochas, anda zé povinho nunca aprendes nada e as eolicas vão por agua abaixo, os srº de Lisboa que tenham juízo devem ter idade para isso, penso eu!!!

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  2. Quando a esmola é grande o pobre desconfia!
    Gato escaldado da água fria tem medo
    Moncorvenses nada de foguetes antes das festas, podemos ficar com as canas chamuscadas e as mãos. Alguém nos diz o que REALMENTE está a passar? Precisamos de um comunicado da câmara para esfriar entusiasmos. Números premiados sem comprar lotaria podem sair caros .Radios ,televisões e jornais querem noticias para vender ou para promover projectos de grupos organizados tipo PPS (auto-estradas, SCUTS, hospitais etc.)Quem levanta a tampa e nos diz o que está por detrás de tanta euforia?
    Vivo junto às ruínas da FERROMINAS num paraíso de escombros e pinheiros.

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  3. Há uma banda desenhada muito interessante, da autoria do engº Soares, creio eu. Mostra um jornalista que chegou à praça de Moncorvo e meteu conversa sobre as minas com uns velhotes que estavam sentados num banco.E um velhote explicou:
    - Sabe, quando Deus criou o mundo, deu-nos duas coisas: o ferro e o vinho. Mas logo avisou: na vida não se pode ter tudo bom e por isso têm de escolher. Querem vinho bom e ferro mau ou ferro bom e vinho mau?
    - E vocês que responderam? - perguntou o jornalista. Calmamente, O velho respondeu:
    - Que acha, meu amigo? Ele é tão bom passar a vida a beber bom vinho à saúde do ferro! J. Andrade

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  4. Havia a necessidade de levantar is indeces de popularidade, do ministro da economia, estavam a ficar gastos e embaixo, utilizaram Moncorvo, em fim.

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  5. Maria Fernanda Fernandes disse: Estou um pouco incrédula mas a ser verdade é uma ótima noticia para toda a região.Fico bem contente!!!Talvez seja desta que Moncorvo sai da estagnação...!!!

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  6. José Sobral disse:Oxalá seja verdade, já houveram noticias destas e foram pela água abaixo.

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  7. Cristina Patrício disse: ouvi um comentário de entidade local a considerar q o q parece, aparentemente, ser uma boa noticia pode vir a não o ser...fica a dúvida a aguardar mais esclarecimentos.

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  8. a empresa que detém a concessão da mina até 2070, a MTI - Minning Technology Investments, e a Rio Tinto
    http://es.wikipedia.org/wiki/Rio_Tinto_Company_Limited

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  9. Bienvenidos a la web del Parque Minero de Riotinto
    En el Parque Minero de Riotinto puedes realizar un viaje en ferrocarril diferente, adentrarte en una mina , visitar una aut_ntica casa victoriana y conocer la historia de una comarca completamente transformada por la actividad minera desde un museo.
    Todo, al alcance de la mano en el Parque Minero de Riotinto.
    http://www.parquemineroderiotinto.com/

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  10. Minera Rio Tinto reporta salto de 35% en ganancia del primer semestre
    Oceanía, China

    Las ventas de hierro a China impulsaron la ganancia subyacente a US$7.800 millones para los seis meses que concluyeron en junio, un récord para un primer semestre, pero por debajo del consenso promedio de US$8.030 millones.

    http://www.americaeconomia.com/negocios-industrias/minera-rio-tinto-reporta-salto-35-en-ganancias-en-el-primer-semestre

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  11. Riotinto es un municipio español de la provincia de Huelva, Andalucía. En el año 2010 contaba con 4.209 habitantes. Su extensión superficial es de 24 km² y tiene una densidad de 175,38 hab/km². Sus coordenadas geográficas son 37º 41' N, 6º 35' O. Se encuentra situada a una altitud de 416 metros y a 74 kilómetros de la capital de provincia, Huelva.

    IniciosPero la historia de las Minas de Riotinto es mucho más antigua, y se traslada en el tiempo a las primeras civilizaciones organizadas, ya en la Edad del Cobre el desarrollo de la mina, estaba unido al de las propias civilizaciones: tartesos, fenicios... Pero el desarrollo minero en esta época llegó con los romanos. La introducción por parte de éstos de nuevas técnicas permitió la continuación de los trabajos mineros. Los restos de escorias encontrados nos dan a conocer un gran desarrollo de la minería en esta época. Ya en esta época se asientan civilizaciones almohades que obtienen de las minas tintes medicinales, estando poco desarrollada la minería extractiva.

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    CONTINUA

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  12. Explotación empresarial de las MinasHasta el siglo XVIII no se produce este hecho, tras la compra de un sueco, L. Wolters, el cual comienza a desarrollar los principios del desarrollismo científico. El estado tiene su propiedad hasta el XIX, siglo en el que la minería de Riotinto va a sufrir el momento de mayor apogeo, industrial, demográfico y económico. En 1873, un consorcio británico compra las minas al Estado por 92 millones de pesetas y funda la Rio Tinto Company Limited. La compañía brindó el resurgir de Riotinto, se abrieron cortas de explotación y se desarrolla la minería interior.

    Debido a las calcinaciones de minerales al aire libre, denominadas "Teleras", con sus emanaciones sulfurosas, tuvo lugar la primera manifestación con un carácter medioambiental de las que se tiene noticia. La misma se realizó el 4 de febrero de 1888 y asistieron a ella miles de personas venidas de toda la comarca. Siguiendo órdenes del gobernador civil de Huelva, fuerzas del Regimiento de Pavía, desplazadas desde Sevilla, abrieron fuego sobre los manifestantes concentrados en la plaza de la Constitución produciéndose más de 100 muertos. El poder de la compañía hizo posible que estos graves sucesos pasaran prácticamente desapercibidos en el resto de España y aunque algunos medios republicanos pidieron responsabilidades todo quedó finalmente tapado. Estos hechos fueron novelados por el escritor, natural de la localidad, Juan Cobos Wilkins en su novela "El corazón de la tierra" y que fue llevado al cine en 2007.

    Uno de los hechos más importantes para el desarrollo de la localidad fue la construcción de la línea de ferrocarril entre Riotinto y Huelva, que puso de manifiesto el gran poder económico de Riotinto, al ser construido en el tiempo récord de dos años, y que permitiría el transporte de minerales hasta el Muelle del Tinto, en el puerto de Huelva. Pero estos avances mineros, supusieron también una transformación social. La llegada al pueblo de mano de obra de otros puntos de España y Portugal absorbida por la fuerte demanda de la mina.

    Otro de los hechos que contribuyó a destruir esa imagen de Riotinto como pueblo en sí, fue la demolición y traslado posterior del Riotinto antiguo o "La mina". La compañía argumento que el desarrollo de sus explotaciones se veía frenado por la localización del pueblo. El traslado de la población se hizo a barrios de nueva planta (El valle), siguiendo las directrices constructivas inglesas, pero sin duda alguna, el barrio de Bella Vista, se envuelve en un clima de exclusividad y lujo. Este barrio típicamente victoriano, es construido para albergar al personal de origen inglés.[1] Dirigentes de la empresa tenían su residencia aquí. La casa consejo era el lugar de reunión de los dirigentes británicos. Esta casa contaba con ama de llaves, camarero, cocinero... El mobiliario originario era de estilo victoriano. Este barrio se conserva hoy tal y como en su día fue.

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  13. Minas por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. Autarca de Torre de Moncorvo só concorda com investimento se municipio for ressarcido e população compensada publicado
    14:37
    21 outubro '11 TextoO presidente da Câmara de Torre de Moncorvo afirmou hoje apenas concordar com a exploração das minas locais se houver "contrapartidas para a população" e "o ressarcimento do prejuízo" com a inviabilização do parque eólico.
    Autarca de Torre de Moncorvo só concorda com investimento se municipio for ressarcido e população compensada
    0 twitterEm declarações à Lusa, o autarca Aires Ferreira afirmou que o possível investimento de mil milhões de euros na exploração de ferro nas minas de Torre de Moncorvo "levanta várias dúvidas", sendo que, a concretizar-se, também dificilmente será possível iniciar a exploração do minério no curto prazo.

    "Não concordo que possa haver um investimento destes sem contrapartidas para a população e o ressarcimento do prejuízo com a inviabilização do parque eólico" no concelho, de exploração de 50 megawatts (MW), disse Aires Ferreira.

    Sobre a exploração do ferro, "há aqui uma condição prévia", frisou, acrescentando que este parque eólico "representaria 10 milhões de euros para o município, 3,7 dos quais este ano, e veio a ser posto em causa exatamente pela MTI -- Minning Tecnology Investments", que é a empresa que detém a concessão da mina da Torre de Moncorvo até 2070.

    "Houve uma atitude da MTI, que inviabilizou o parque, e agora vem com mundos e fundos", criticou.

    O presidente da Câmara salientou também que há o problema do transporte de minério, afirmando que "esse sempre foi um calcanhar de Aquiles desta jazida".

    Lembrando que a "barcaça fluvial marítima" era apontada como solução para o transporte de minério na década de 80, Aires Ferreira sublinhou que isso "exige uma dragagem entre o Tua e Valeira, que nunca foi feita" e "que a navegabilidade do Douro seja exequível todo o ano".

    O autarca assegurou ainda que "uma extração a céu aberto como a de ferro tem impactos ambientais muito grandes".

    "Passámos anos a discutir o impacto da barragem do Baixo Sabor, este é muito superior", sublinhou, acrescentando ainda que, apesar de não ser especialista, há questões inerentes à própria exploração do ferro, como a eliminação de fósforo por exemplo, que apenas permitem que esta se inicie "num prazo entre cinco e 10 anos".

    Aires Ferreira entende que se os australianos da Rio Tinto concretizarem o investimento e houver a devida compensação, esta pode ser uma "boa notícia" e que o negócio "terá impactos enormes para o concelho".

    O presidente da Câmara considerou ainda ser "óbvio" que "teria que surgir alguma empresa de dimensão" no negócio de exploração das minas, porque "o MTI não tem dimensão para uma exploração desta ordem de grandeza".

    2011 LUSA

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  14. País
    População contente com possível investimento nas minas de Torre de Moncorvo
    A população de Torre de Moncorvo está a receber bem a notícia do possível interesse de uma empresa de exploração de minério anglo-australiana, uma das maiores do mundo, em investir 3500 milhões de euros nas minas transmontanas. O repórter da Antena 1 Virgílio Cavaco esteve na Aldeia do Carvalhal, a localidade mais próxima do Bairro de Ferrominas, no concelho de Torre de Moncorvo, e ouviu alguns populares, que acreditam ser um bom investimento, que traria mais movimento e pessoas para a região.

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Populacao-contente-com-possivel-investimento-nas-minas-de-Torre-de-Moncorvo.rtp&headline=46&visual=9&article=491016&tm=8
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  15. Não se percebe a falta de entusiasmo do presidente da Câmara...
    Mandou deitar foguetes quando a barragem do Sabor foi para a frente e agora está angustiado!
    Será porque o parque eólico garantia dinheiro imediato que lhe permitia terminar a carreira política com as contas da câmara arrumadas?

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  16. O minério deve ser levado para a linha da Beira Alta em Vila Franca das Naves. Estando aí está em Sines, está no atlântico. Façam a ligação ferroviaria entre Moncorvo - Pocinho - Vila Franca das Naves que é mais barato e melhor para todos.

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  17. Parece que o que parece não é,isto é;Moncorvo deixou de receber ,segundo o presidente da câmara,3,7 milhões de euros este ano.O senhor ministro de economia parece aquele ministro da monarquia que prometeu um liceu para a vila ,deram o nome da praça a sua excelência e não houve liceu , arrancaram a placa e um moncorvense ,regressado rico do Brasil ,criou o asilo .Hoje a praça e o lar ficaram com o seu nome :FRANCISCO MEIRELES.Quando fogo de artificio acabar haverá outro Francisco Meireles?
    Leitor

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  18. ligação à linha da Beira Alta em Vila Franca das Naves era o projecto do Champalimaud, mas o Botas,também conhecido por Salazar disse que não,obrigado,as obras quem as fazia era o estado novo.Não houve linha, o Botas bateu a dita, o Champalimaud idem e as minas idem,idem,aspas,aspas.voltamos ao pricipio ,uns que sim,outros, a ver vamos,só falta tirar o chafariz da praça para a malta passear em volteio e cortar na casaca.Lá diz a doutora Júlia faz falta o Horácio Espalha para animar a festa

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  19. Apenas notícia, por enquanto, e vejam só a polémica que aqui vai:uns, pessimistas, desconfiam; outros recordam tempos da antiga senhora.Obrigada ao A. J.Andrade, com a sua oportuna graça, a moderar a discussão, pois claro!Eu, por mim, vou acreditar que o tempo das minas vem aí de novo, mas o vinho tb. claro, pra ajudar a festejar!
    A.A.

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  20. Peso da Régua, 21 out (Lusa) -- A via navegável do Douro necessitaria de um investimento de 70 milhões de euros na criação de condições para o transporte de mercadorias, nomeadamente do ferro que poderá vir a ser explorado nas minas de Torre de Moncorvo.

    Os australianos da Rio Tinto, a maior empresa de minas do mundo, querem investir cerca de mil milhões de euros na exploração de ferro em Portugal e o projeto deverá ser realizado nas minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa.

    A concretizar-se, o transporte deste minério poderá ser feito através de comboio ou de barco.

    Neste momento, o transporte de mercadorias pelo rio Douro apenas está otimizado até ao Porto Comercial de Régua/Lamego e faz-se só no período diurno.

    Joaquim Gonçalves, diretor delegado do Norte e Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), disse hoje à agência Lusa que "todo este enquadramento evidencia que a via navegável do Douro constitui uma reserva estratégica que poderá, a breve trecho, emergir com um corredor alternativo ao transporte de mercadorias".

    O responsável esclareceu que, na consulta ao Projeto de Exploração das Minas de Ferro de Moncorvo, não se encontrou um estudo fundamentado para o escoamento do minério.

    O documento referia apenas que "atualmente a opção existente é o transporte ferroviário através da linha do Douro. Considera-se, no entanto, que a solução de escoamento poderá ser otimizada através de uma futura operacionalização da opção de escoamento por via fluvial".

    E, apesar de não ter sido efetuado nenhum estudo específico para este caso concreto, Joaquim Gonçalves salientou que para a utilização da via navegável do Douro no transporte de mercadorias seria necessário investir 70 milhões de euros no aprofundamento do canal, alargamento, sinalização, adaptação das eclusas de navegação e sistemas de emergência e segurança.

    Os valores apontados para a produção de minério preveem que venha a ser necessária uma capacidade de escoamento variável entre 4000 a 9000 toneladas por dia de minério ou seus derivados, na primeira fase de funcionamento. Valores que podem atingir as 28000 toneladas por dia, em fases de pico.

    Segundo o IPTM, os valores de exportação pela via navegável do douro de mercadorias encontram-se estabilizados em cerca de 100.000/120.000 toneladas relativamente aos portos comerciais de Sardoura e Várzea do Douro.

    São números ainda reduzidos mas foram encarados cenários de desenvolvimento potencial para esta via por causa do seu "relevante valor estratégico".

    Pretende-se o desenvolvimento acentuado do transporte de mercadorias baseado nos atuais portos comerciais de Sardoura e Várzea do Douro, o aumento progressivo da atividade no porto de Lamego no sector do transporte de mercadorias, a afetação do porto do Pocinho à movimentação de mercadorias, beneficiando da sua localização estratégica em relação à rede viária, e o alargamento da via navegável até ao porto de Vega Terró (Espanha).

    PLI.

    Lusa/Fim

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  21. Faz tão bem ler coisas destas! QUE MARAVILHA!
    E nós, os Moncorvenses, ali com a solução para a crise! Ainda há quem diga que o dinheiro não dá felicidade, olhem só para o entusiasmo desta página!

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  22. As reservas das minas de Moncorvo valem atualmente cerca de 58,2 mil milhões de euros a preços da cotação do ferro no mercado internacional, o que corresponde a cerca de um terço da riqueza em Portugal.



    Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/reservas-das-minas-de-moncorvo-valem-8364582-mil-milhoes=f682355#ixzz1bnNNR5tM

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  23. Isto tudo é uma aldrabice pegada, agora que o "Alvaro" se vai embora do Governo que nos "des" governa, é que se lembram destas coisas, o homem que queria tanto ver as "MINAS" a laborar e nada, isso não se faz,
    Tenham juízo não brinquem connosco e digam que não fazem nada.
    uma nota apenas, diz respeito á barragem do Sabor, Torre de Moncorvo teve a "sorte" de acontecer aquilo a que chamamos de "crise" (SÓ PARA ALGUNS) que o País atravessa, trabalham cerca de 1500 homens, o movimento que isto trás a esta terra, (OS GOVERNANTES PODERIAM APRENDER ALGUMA COISA COM ISTO) em conversa tida num bar de Moncorvo um funcionário que trabalha nessa obra perguntava-se o que seria Moncorvo depois desta obra, seria um deserto, não concordei com ele e disse-lhe que Moncorvo ficaria com 2 albufeiras, e ele ficaria desempregado, PENSEM NISTO, perdão, ficaria a trabalhar nas minas de Moncorvo, (digo isto com alguma tristeza)
    um abraço

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