quarta-feira, 17 de abril de 2013

VIAGENS III,por Júlia Ribeiro

Gare de l'Est Paris

Dia 2 de Agosto. Pelas 13 horas recomeça a viagem: Hendaye – Paris – Heidelberg . Santo Deus, ainda falta uma tarde de calor infernal e uma noite inteira de cansaço, de vários e variados modos de ressonar e de diversos cheiros de suor, pois a água já faltara nas torneiras dos WC. Em Hendaye todo o pessoal comprou dúzias de garrafas de água.
Abreviando: a meio da noite, ensonada, dei conta que pessoas saiam e outras entravam. No exíguo espaço a que estava confinada, tentei arranjar posição para continuar a dormir. Mas tive um pesadelo horrível: uma pedra enorme havia-me caído sobre o peito e estava a sufocar. Consegui acordar dando um safanão, o meu pai pergunta “o que foi? ” , “ Não consigo respirar” , alguém acende a luz e vimos que o meu parceiro da frente tinha posto um pé sobre o meu peito. O meu pai levantou-se furioso e foi tirar-lhe o pezunho de cima de mim. Então não é que o fulano tinha o pé e a perna engessados? Aquilo devia pesar uns cem quilos! Foi mesmo um senhor pesadelo!
Heidelberg
Chegados à Gare de Austerlitz na manhã de dia 3, foi uma corrida de táxi para a Gare de l’Est: o meu pai, eu, o rapaz alemão e um emigrante nosso que trabalhava em Mannheim. Pelo meio dia estávamos em Heidelberg. Era um Sábado. Fomos deixar as malas na casa da família alemã que me estava destinada, e aproveitar para, finalmente, tomar banho. Portanto Sábado e Domingo fomos turistas.
Segunda-feira, dia 5 de Agosto, fui à secretaria da Universidade onde recebi o cheque da bolsa de estudos. Disse ao meu pai que já estava tudo em ordem e eu ficaria bem e ele concordou que regressaria no comboio da tarde. Mas tinha a dele fisgada.
Despedimo-nos depois do almoço e fui para a primeira aula. Era de apresentação – éramos 22 estudantes na minha turma: 3 finlandeses altos e loiros, 2 italianas morenas e muito barulhentas, um brasileiro, etc. etc. – e à nossa frente o coordenador do curso, Professor Doktor Hans Vermeer.
 Quando chegou ao meu nome, mirou-me bem e pareceu-me que notei um leve sorriso irónico. No fim disse para todos: “Temos aqui uma estudante portuguesa, Fräulein de Barros” (fez uma pausa frisando bem o de  que corresponde em alemão a von e que nesse tempo, na Alemanha, ainda tinha um estatuto,  apetecia-me dizer: um estatuto do caraças, pronto, está dito ), e continuou “ a Fräulein de Barros, cujo pai veio falar comigo para a recomendar. Portanto, temos, todos nós, de tratar a Fräulein de Barros muito bem”. Fim do discurso.Foi uma das maiores vergonhas da minha vida. Fiquei encolhida, de cabeça baixa, quase em lágrimas. Queria era meter-me num buraco. O Prof. saiu e todos os colegas vieram rodear-me, pôr o braço no meu ombro, oferecer-se para me ajudar, para me acompanhar... Aí é que as lágrimas correram mesmo. A vontade que eu tinha de gritar com o meu pai !  Um pai-corujo, vindo lá das Berças... Um pai moncorvense e ...  está tudo dito.

O curso até correu bem. (Outra coisa não seria de esperar, com tanta gente a proteger-me...). Durante anos, pelo Natal, o meu pai-corujo  enviou uma garrafa de vinho do Porto ao Professor Doktor Hans Vermeer.

Leiria, 15.04.2013
Júlia Ribeiro

13 comentários:

  1. Um pai ha moda antiga. Podia ser este o titlo.

    ResponderEliminar
  2. Um pesadelo de peso ... do CARAÇAS ! O pai não deu um murro no gajo?

    ResponderEliminar
  3. O senhor Barros deve sentido,quando lhe tiraram a filha,o mesmo que os seus pacientes, quando lhe arrancava um dente.Um pai tutor não é um pai banana nem mãe galinha.Se fosse hoje o vinho, dito do Porto,era da quinta da Silveira, única quinta do concelho que engarrafa vinho fino.
    Danke, Herr Barros
    werças

    ResponderEliminar
  4. Isso é que foi uma viagem cheia de peri peças.
    Eu tamem fiz muntas viagens do caraças até ao Luxemburgo onde trabalhei dos 18 aos 60, mas se eu conta-se ficava tudo sem graça nenhuma. Mas gostei de ler. Conte mais.

    Manuel V.

    ResponderEliminar
  5. Quem tem muito que contar é aquela menina de Foz Côa que apareceu no jornal O PÚBLICO.
    Quem recolhe as histórias dos que as viveram e não sabem escrever?O senhor Manuel V viveu 42 anos lá fora.Onde vive?Quem fala com ele? Equipa deste blog, ao trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado minha senhora, pelos textos, a delicadeza e humor que os trata.Muito agradecido.

    ResponderEliminar
  7. Que pena o folhetim ter acabado ...
    Abraço de

    Uma amiga

    ResponderEliminar
  8. Armando Sena deixou um novo comentário na sua mensagem "VIAGENS III,por Júlia Ribeiro":

    A Júlia é uma privilegiada. Para além de ter estudado num local admirável, teve um professor que tinha nome de pintor famoso. "A rapariga de brinco de pérola" é também de Vermeer.
    Também a Alemanha da minha vida profissional passou por Mannheim, cidade pouco aprazível.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Resposta ao Anónimo de dia 17, às 14 e 59 :

    É preciso ter pontaria para acertar às 14 e 59 !
    Não sabia que na Quinta da Silveira se engarrafa vinho fino. Mais uma coisa que aprendi.
    Este nosso amigo Anónimo. pelos vistos, conheceu bem o meu pai.
    E mais : sabe alemão. Bitte sehr, Herr Anonym.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Anónimo das 17 e 11:

    Achei muita graça às "peri peças" . Assim vamos enriquecendo a língua.

    ResponderEliminar
  11. Afinal este blogueiro não é anónimo: chama-se Manuel V.
    Então, Sr. Manuel, não nos quer contar as suas "peri peças"?
    Em 42 anos no Luxemburgo, com milhentas viagens feitas, deve ter muitas estórias de toda uma vida de trabalho - e no duro, com certeza - para partilhar aqui connosco.

    Um abraço.
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  12. Para a Amiga que teve pena que o folhetim tivesse acabado, aqui fica um grande abraço.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  13. Viva, Armando Sena:

    Então também andou por terras do Neckar! E quem diz Neckar, acrescenta Rhein.
    Tem razão, Heidelberg é linda a valer e Mannheim é uma cidade de indústria, fábricas, edifícios feiosos, mas onde há (havia) muito trabalho.
    É verdade, o meu Professôrrr Doktôrrr Hans Vermeer tem o nome do pintor que fez o celebérrimo quadro da "Rapariga com brinco de pérola" .(Um amigo meu alemão pronunciava "pêrôla". "Tu és uma pêrôla" dizia ele quando queria atirar um piropo a uma portuguesa. E nós partíamo-nos a rir.).
    Nenhum dos comentadores pegou no "von" e no "de". Mas era mesmo assim. Os alemães tinham aquela ideia do "von" totalmente entranhada no cérebro. Mesmo depois da guerra...

    Um abraço
    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.