sábado, 13 de abril de 2013

Viagens, por Júlia Ribeiro

Neckar-River,-Heidelberg,-Germany

Penso que toda a gente tem episódios, mais ou menos curiosos, mais ou menos engraçados,  para contar de alguma(s) viagen(s) que tenha feito. Eu tenho.
A primeira vez vez que fui à Alemanha (corria o ano de 1957),  com uma bolsa de estudos  atribuida pelo Goethe Institut  pela nota obtida no exame de Alemão do antiquíssimo 7º Ano, fui acompanhada pelo meu pai.
Eu estava já no 1º ano de Filologia Germânica em Coimbra, quando a notícia me chegou à mão, em carta assinada pelo Chefe da Secretaria do Liceu de Bragança, o bondoso Sr.Manuel Maurício. Acompanhava a carta um impresso que eu tinha de assinar sobre um selo de vinte e cinco tostões, ou seja, um selo de 2$50. (Hoje nem chegaria a dois cêntimos).
Obviamente fiquei muito feliz, telefonei ao meu pai que ficou todo babado, e fui logo comprar o dito selo, colei-o no lugar devido, assinei, escrevi o envelope e enviei a carta ao Sr.Maurício, que me respondeu na volta do correio, dizendo que o Liceu já enviara todos os papéis para o Goethe Institut e acrescentava  que o selo sobre o qual eu assinara, deveria ter sido fiscal e não um selo dos correios, mas que ele havia resolvido o problema.
Santo Deus! Imaginem só: tinha 17 anos e não sabia que devia utilizar um selo fiscal. Claro que já vira documentos selados, mas eram coisas de tribunal ou de notário, como cédulas, certidões de nascimento, BI, e estava convencida que só essas entidades oficiais é que utilizavam os tais selos.
Não há dúvida, vinha lá das berças: passara da Corredoura, de empréstimo para a Vila, daí para Bragança, e estava há dois meses em Coimbra (num Lar de Freiras Franciscanas) , mas continuava a pertencer às Berças.
Ah, pois, o meu pai foi comigo até Heidelberg ...
 
(Continua – como os folhetins antigos...)
Leiria, 12 de Abril de 2013.

Júlia Ribeiro

3 comentários:

  1. Quando cheguei a Paris, nem quero que me lembre. Eu ia mesmo das berças. Estava a espera de um amigo que se atrazou, mas veio logo um tipo a falar português e perguntou se eu estava à espera do Manuel e eu disse que estava a espera do Armindo. Ele disse que ia chamar outro gajo que conhecia o Armindo. Depois veio ele mais o outro que ia-me levar ao Armindo pensava eu e num beco robaram-me tudo. Vá lá não me aguerdiram e deixaram-me os papeis. Voltei para trás e depois de voltas e mais voltas lá encontrei o Armindo. Não conto mais que até tenho vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Vejo que a Júlia, num trajeto bem transmontano, também trilhou a demanda do seu ideal.
    Levou-a a Heidelberg, um paraíso. Pena a saudade que nos leva sempre de volta ao torrão.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Senhora Dona Julia Ribeiro

    Gostei da sua franquesa,vinha das berças esta senhora mas ademite e outros se envergonham das suas origems.
    E este sr.anónimo devia dizer o seu nome. Vergonha é roubar e os nossos menistros não tem vergonha nenhuma.

    Naria Elena

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.