terça-feira, 30 de abril de 2013

Bragança: Bispo condena «desprezo» pelos idosos


D. José Cordeiro pede mudança de mentalidade em carta dedicada aos mais velhos


Fernando Manuel Cordeiro | D. José Cordeiro em visita pastoral
 O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, enviou uma carta aos idosos da diocese na qual se manifesta contra o “desprezo” que os idosos têm de sofrer e pede uma mudança de mentalidade face aos mais velhos.
“Chocam‐nos as manifestações de desprezo de idosos, o abandono destes em casa ou em lares, muitos dos quais apenas perseguindo o lucro económico, não considerando nem promovendo”, assinala a missiva, divulgada na página diocesana na internet.
O bispo transmontano elogia o “capital de vida e de conhecimento experimentado” dos mais velhos, lamentando que alguns associem esta população à “doença, à debilidade, à incapacidade e, por conseguinte, à improdutividade”.
“É certo que na sociedade contemporânea nos deparamos com uma mentalidade em que não é tão valorizada a velhice a qual, não raro, se torna objeto de contradição, tida como um ‘incómodo’, como uma declinante fase da vida”, escreve.
A mensagem surge associada à celebração do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013), proclamado por Bento XVI, e deixa uma palavra “de estímulo e de encorajamento na esperança”.
“O facto de não sentirdes no vosso corpo o mesmo vigor e energia de outrora, o terdes deixado de exercer aquelas atividades pelas quais fostes reconhecidos ao longo dos anos não significa, de modo nenhum, que tenha cessado a vossa responsabilidade”, assinala o bispo de Bragança-Miranda.
D. José Cordeiro acredita no contributo dos idosos “para a construção de uma sociedade mais justa, mais pacífica e mais fraterna”.
“Lembro‐me de tantos de vós que vivem a cruz da solidão e do sofrimento com um sentido redentor, exemplos luminosos nos quais a Palavra do Senhor é uma força que dá sentido à existência. Agradeço‐vos, do coração, este testemunho de sabedoria”, acrescenta.
A carta tem a data de hoje, dia do 78.º aniversário de D. António Montes Moreira, bispo emérito de Bragança‐Miranda, e do 79.º aniversário da mãe de D. José Cordeiro..
Bragança, 30 abr 2013 (Ecclesia)
OC

1 comentário:

  1. Cláudio Amílcar Carneiro comentou a tua ligação: "Eu estou com o pensamento de Dom José Cordeiro, Bispo de Bragança e Miranda, quanto aos idosos."

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.