quarta-feira, 10 de abril de 2013

FELGAR - “Memórias da Nossa Terra” II

Foto cedida  por António Manuel Teixeira

Exposição Fotográfica “Memórias da Nossa Terra” em 25 de Setembro a 2 de Outubro de 2005.
Na sede da Junta de Freguesia  de Felgar,

2 comentários:

  1. Gostei de ver aqui de novo estas fotos.

    Convém relembrar que todas fotos da Exposição Fotográfica “Memórias da Nossa Terra” foram cedidas por Arnaldo Silva, Carlos Seixas e Adriano Vasco Rodrigues. (Creio que não me esqueço de ninguém).

    Foi uma bela exposição.
    A. Manuel

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  2. Lemos em " Felgar"- obra do casal Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues -, que a aterragem forçada do avião militar que a foto nos mostra, aconteceu a 20 de Julho de 1936. Tratava-se de uma aterragem forçada do avião espanhol devido a falta de combustível.
    67 anos já lá vão e a imagem mostra-nos a indumentária burguesa e feminina com chapéu de palhinha para que o combustível solar não queime pele macia e delicada..No canto inferior direito enxerga-se jovens de " luto carregado", ainda que nubentes fossem! As roupas são o reflexo do estatuto do seu portador. E o que tira o frio tira o calor, talvez por não haver outras! Eram tempos difíceis, de fome e de guerra . A civil espanhola iniciada por razões politicas põe em confronto os homens de António Primo de Rivera e das forças conservadoras de direita contra os republicanos que tinham ganho eleições em 1931 e pretendiam derrubar a Monarquia espanhola..As divisões eram muito grandes e o nazismo ensaiava os seus propósitos no rescaldo da Grande depressão capitalista de 1929...era um tempo de greves e de levantamentos populares..nas Astúrias operários das minas de carvão lutavam , através de greves de melhores condições de vida..mas o rastilho próximo foi o atentado contra o deputado monárquico Calvo Sotelo( uma semana antes da aterragem forçada do avião militar espanhol no lugar do Carvalhal/Felgar ) Seria republicano ou falangista/franquista? Outro despiste aconteceu naqueles dias na zona de Cascais. Do acidente morreu ( ?) Sanjurjo e o piloto..de memória , espero não estar equivocado)..Se não tivesse havido esse acidente os historiadores especulam que talvez Franco não tivesse ascendido ao poder e saisse vencedor em 1939 ..para vir a morrer naquele Outono de 1975, depois dee ter recusado fusilado mulher grávida no " Processo de Burgos " Nem o pedido do Papa e da Comunidade internacional o demoveu..Mas soube e quis condecorar Pinochet..E eu que fiz viagem no Sud Express naqueles dias com o Le Monde, nas mãos ainda ouvi de um Tenente da Guarda Civil que revistavam todos os compartimentos do combóios com a metralheta em punho: E tu te callas si nom...deviam andar na peugada de um qualquer etarra,, muitos deles dormirão como o ditador em Vale de Caídos..e o Ti Chico Espanhol, seria de sinal contrário aos viriatos portugueses recrutados por cinco escudos para a carnificina ao lado dos franquistas,? Apenas sei que viveu muitos anos sózinho no Moinho do Senhor Gualdino..Faço minha a pergunta, sem resposta, do Afonso Praça: O Ti Espanhol seria um refugiado da Guerra?

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