quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Nordeste Transmontano -Efemérides (07/01)

António J. F. Margarido
07.01.1655 – Lançamento de uma contribuição de 10$000 réis em Mirandela para a contratação de um mestre de Canto
07.01.1894 – O governador civil era o dr. António Joaquim Ferreira Margarido. Viera passar uns dias a Moncorvo, conforme notícia do semanário Moncorvense desta data o qual acrescenta que no regresso a Bragança o governador foi almoçar a Vila Flor, acompanhado de Lopes Navarro e César Ribeiro, em casa de Belmiro Sá. Em Mirandela era esperado por Francisco António Pavão, juiz Leal, Adriano Soeiro… Hospedou-se em casa do Visconde da Bouça. Seguiu depois para os Cortiços a casa de Pereira Charula e daí para Bragança.
07.01.1904 – Do jornal Trasmontano, transcrevemos a seguinte nota de política Moncorvense:
Flaviano E. de Sousa
- Carviçais – O sió Peixe jurou guerra ao nosso amigo Camisa (…) O sió Peixe ainda veio agora de Pilótas e o sió Camisa já por cá tem muito valor político. Diga-se que este Peixe era o principal redactor do semanário progressista Torre de Moncorvo.
07.01.1917 – Neste dia muito povo de Moncorvo, depois de tocar os sinos a rebate, juntou-se na estação de caminho de ferro e impediu que seguisse viagem qualquer produto agrícola, tomando-o violentamente, nomeadamente sacos de cereal e castanhas que seguiam despachados de Carviçais para o Porto… O mesmo aconteceu nos dois dias seguintes… O administrador, Flaviano Eduardo de Sousa, achando-se impotente para conter o povo esfomeado, conseguiu que os géneros lhe fossem entregues e fê-los arrematar no local, entregando o produto da venda aos seus donos.
07.01.1938 – Aparecimento de um conjunto de milhares de moedas antigas em Ligares.
07.01.1946 – Fundação da Biblioteca / Museu Municipal de Vila Flor.
António Júlio  Andrade


Reedição de posts desde o início do blogue

1 comentário:

  1. Para onde foram parar as moedas de Ligares?
    A biblioteca e o museu de Torre de Moncorvo esperaram por os anos 90 para abrir as portas.
    António G.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.