A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo está instalada num dos mais belos solares (séc. XVII/ XVIII) de Torre de Moncorvo. Brasonado, inserido no centro histórico da vila, a sua proximidade com a Igreja Matriz confere-lhe uma maior grandiosidade.
O Município adquiriu o espaço em 1988 e através de uma Candidatura ao Programa PROTAD (Programa Operacional de Trás-os-Montes e Alto Douro) requalificou o edifício nos anos 90. A Biblioteca é inaugurada a 1 de Fevereiro de 1997, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.
Na 3ª Bienal Internacional de Arquitectura de S. Paulo, em 1997, recebeu o Prémio Património Histórico.A Biblioteca tem à disposição dos utilizadores mais de 20.000 livros, documentos audiovisuais e publicações periódicas, que cobrem todas as áreas de conhecimento. Oferece aos seus utilizadores leitura de presença, empréstimo domiciliário, orientação bibliográfica e informação vária e uma variedade de serviços que vão desde a fotocópia, utilização gratuita da internet e de computador para trabalhos escolares, consulta de Diários da República…
Este espaço tem evoluído no sentido de servir cada vez mais e melhor a população do concelho e conta já com um total 3391 utilizadores inscritos. Em termos de dinamização, das suas iniciativas mais importante deve ser destacada a apresentação regular de exposições, animação da leitura, hora do conto, sessões de vídeo, teatralizações, “ateliers” variados, leitura a idosos, cooperação com outras instituições.
Reedição de posts desde o inicio do blogue
Reedição de posts desde o inicio do blogue
Texto de divulgação da Biblioteca Municipal
A biblioteca e principalmente a obra realizada pela equipa chefiada pela drªHelena Pontes junto dos jovens e nos lares de idosos,é para nós moncorvenses um motivo de orgulho.
ResponderEliminarBota lá, eu sou fan da biblioteca.
ResponderEliminarA população da região de Moncorvo tem motivos para se sentir orgulhosa(e agradecida) com a existência deste centro de difusão de cultura.Tantas e variadas ofertas dignificam a instituição,quem nela trabalha e, em última análise, a vila e as aldeias.
ResponderEliminarUma moncorvense
Sou do tempo da Biblioteca Itinerante.Parava no Jardim, eu fazia parte da fila de miúdos à espera de trocar os livros. Honra seja feita a quem construiu e deu VIDA à NOSSA Biblioteca, sem sombra de dúvida uma das melhores do país! A todos os níveis! Também sou FAN! Merecem.
ResponderEliminarBird.
O melhor da biblioteca são as pessoas.
ResponderEliminar