quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TORRE DE MONCORVO - BIBLIOTECA MUNICIPAL

 A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo está instalada num dos mais belos solares (séc. XVII/ XVIII) de Torre de Moncorvo. Brasonado, inserido no centro histórico da vila, a sua proximidade com a Igreja Matriz confere-lhe uma maior grandiosidade.
O Município adquiriu o espaço em 1988 e através de uma Candidatura ao Programa PROTAD (Programa Operacional de Trás-os-Montes e Alto Douro) requalificou o edifício nos anos 90. A Biblioteca é inaugurada a 1 de Fevereiro de 1997, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.
Na 3ª Bienal Internacional de Arquitectura de S. Paulo, em 1997, recebeu o Prémio Património Histórico.A Biblioteca tem à disposição dos utilizadores mais de 20.000 livros, documentos audiovisuais e publicações periódicas, que cobrem todas as áreas de conhecimento. Oferece aos seus utilizadores leitura de presença, empréstimo domiciliário, orientação bibliográfica e informação vária e uma variedade de serviços que vão desde a fotocópia, utilização gratuita da internet e de computador para trabalhos escolares, consulta de Diários da República…
Este espaço tem evoluído no sentido de servir cada vez mais e melhor a população do concelho e conta já com um total 3391 utilizadores inscritos. Em termos de dinamização, das suas iniciativas mais importante deve ser destacada a apresentação regular de exposições, animação da leitura, hora do conto, sessões de vídeo, teatralizações, “ateliers” variados, leitura a idosos, cooperação com outras instituições.

Reedição de posts desde o inicio do blogue


Texto de divulgação da Biblioteca Municipal

5 comentários:

  1. A biblioteca e principalmente a obra realizada pela equipa chefiada pela drªHelena Pontes junto dos jovens e nos lares de idosos,é para nós moncorvenses um motivo de orgulho.

    ResponderEliminar
  2. Bota lá, eu sou fan da biblioteca.

    ResponderEliminar
  3. A população da região de Moncorvo tem motivos para se sentir orgulhosa(e agradecida) com a existência deste centro de difusão de cultura.Tantas e variadas ofertas dignificam a instituição,quem nela trabalha e, em última análise, a vila e as aldeias.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  4. Sou do tempo da Biblioteca Itinerante.Parava no Jardim, eu fazia parte da fila de miúdos à espera de trocar os livros. Honra seja feita a quem construiu e deu VIDA à NOSSA Biblioteca, sem sombra de dúvida uma das melhores do país! A todos os níveis! Também sou FAN! Merecem.
    Bird.

    ResponderEliminar
  5. O melhor da biblioteca são as pessoas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.