segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Vilarinho dos Galegos - recuperou tradição do “Mascarão e da Mascarinha” perdida há 50 anos

 A aldeia de Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro recuperou a “ancestral” tradição do “Mascarão e a Mascarinha”, duas figuras “emblemáticas”, ligadas “intimamente” aos rituais do Solstício de Inverno me perdida há cerca de 50 anos.
Segundo o investigador Antero Neto, um dos impulsionadores desta tradição, as figuras estão intimamente ligadas aos rituais de fertilidade, práticas muito comuns em territórios transfronteiriços no interior norte do país.
“Uma das figuras, a ‘Mascarinha’, é das poucas que traja uma máscara feita de renda para cobrir o rosto”, indicou o investigador.
Estas duas figuras juntam-se aos rituais como o dos Velhos em Bruçó, o Frandulo de Tó, o careto de Valverde ou o Chocalheiro de Bemposta, todos no concelho de Mogadouro.
“A máscara original, seria feita em pele de ovelha, já que se trata de uma região de pastorícia”, acreditam os investigadores.

Fonte - http://www.mdb.pt/noticia/vilarinho-dos-galegos-o-recuperou-tradicao-do-mascarao-e-da-mascarinha-perdida-ha-50-anos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.