quinta-feira, 7 de maio de 2015

Terras de Miranda - A AEPGA e o Dia Internacional do Burro



Há mais de uma década que a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) trabalha no sentido de conservar o Burro de Miranda - única raça autóctone portuguesa desta espécie, particularmente ameaçada de extinção – e de dignificar todos os burros do país, dando a conhecer o seu carácter dócil, a cultura que lhe está associada e os vários papéis que tão bem sabe representar – de professor, guia, terapeuta e, sobretudo, de amigo.

É por isso que te convidamos a celebrar o Dia Internacional do Burro connosco: para relembrar o seu valor inestimável, não só aqui na Europa, onde essas novas facetas têm vindo a ser descobertas, mas também nos países em desenvolvimento, onde os burros são os principais companheiros de trabalho de milhões de famílias desfavorecidas que, no entanto, raramente têm o conhecimento ou os recursos para lhes garantirem uma vida com saúde e bem-estar. No ano passado, convidámos-te a ilustrar as tuas orelhas de burro e a exibi-las com orgulho - e não com vergonha, como aconteceu ao longo de séculos! Pois desta vez, queremos redobrar o desafio: cria ou reinventa um ditado que faça referência ao burro de forma positiva - e não pejorativa, como acontece na maioria dos ditos populares portugueses. Porque afinal de contas, um burro carregado de respeito é um burro feliz!

Ao participares nesta acção – com uma fotografia tua a usar as orelhas e a empunhar um cartaz com o provérbio criado por ti -, estarás a passar a mensagem de que o burro é um companheiro precioso que merece ter uma vida com qualidade, saúde e felicidade, e de que o Burro de Miranda, em particular, precisa de protecção.

Junta-te a nós!

Para mais informações e download das orelhas de burro: www.diadoburro.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário