sábado, 30 de maio de 2015

Bragança - Festival Literário junta autores portugueses e brasileiros

Festival Literário junta autores portugueses e brasileiros
A cidade de Bragança junta, entre 04 e 06 de junho, 18 autores nacionais e brasileiros num festival literário apresentado hoje como o primeiro evento português a destacar o texto em iniciativas que envolvem escolas e a comunidade.
Entre os autores convidados estão nomes como Fernando Dacosta, Francisco José Viegas, Afonso Cruz, Jorge Reis e Júlio Magalhães, mas também escritores locais e brasileiros que vão fazer leituras dos seus textos ao vivo, como explicou Cristina Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara de Bragança, a promotora do evento.
Nas escolas de todo o concelho ou na biblioteca municipal o texto e a leitura prometem "ganhar nova vida através da voz de escritores e outros intervenientes que se transformarão em contadores de histórias", segundo a organização.
Alguns autores vão fazer visitas às escolas da cidade, envolvendo os perto de 4.400 alunos desde o primeiro ciclo ao secundário, que também vão mostrar a sua criatividade na apresentação de um livro da autoria de um grupo de crianças do 4.º ano.
Durante os três dias há também feira do livro com livreiros locais, um encontro luso-amazónico para debater as práticas de ensino em Portugal e no Brasil, uma exposição de ilustração e apresentação de livros.
Apesar de decorrer em Bragança, o festival foi apresentado pelo município como "um evento de projeção internacional "ao contar com a presença de membros da Academia Paraense de Letras e da Academia de Letras de Bragança do Pará, do Brasil, além da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
Entre os autores que vão marcar presença estão também Shirley Viana, Hercília Agarez, Isabel Alves, Ernesto Rodrigues, Bruno Menezes, Luiz Ribeiro Malato, José de Ribamar Lima, António Sá Gué, Edy Lamar, A.M. Pires Cabral, Alcyr Meira, Manuel Amendoeira e Izabel Benone.
O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, explicou que este evento é a tradicional feira do livro que decorre há vários anos nesta cidade, mas com outro formato, que tem vindo a ser aperfeiçoado.

Este festival pretende envolver toda a comunidade, reforçou a vereadora, sublinhando, no entanto, o incentivo que o município pretende dar à leitura e à escrita nas escolas.

Fonte: 
http://www.noticiasaominuto.com/cultura/397441/festival-literario-junta-autores-portugueses-e-brasileiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.