Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Emanuel Campos, arqueólogo do município de Mogadouro, disse que foi preciso "devolver a dignidade" à Sala Museu para assim se melhor conservar todas as suas peças.
Acrescentou que se se trata de uma unidade museológica que abriu portas há muito tempo e já nem um espaço tinha nem um espaço para tratamento das peças, nem mesmo gabinete de apoio.
Este espaço abriu ao público em 1989 e foi agora alvo de melhoramentos de 30 mil euros. A sala foi criada para exposição e recolha do espólio arqueológico proveniente das diversas campanhas arqueológicas realizadas na década de 80, bem como de doações e depósitos efetuados por particulares.
O espaço tem visto o seu espólio remodelado fruto de escavações que vão acontecendo no Castro da Idade do ferro de Vilarinho do Galegos. Futuras prospeções que vão acontecer na freguesia de Castro Vicente e no Salgueiral (Mogadouro) aumentarão ainda mais esse espólio.
Desde a sua abertura, a sala, situada no piso zero do edifício da Câmara Municipal, foi visitada por cerca de 13 mil pessoas vindas um ouço de todo o país e estrangeiro, o que resulta numa medias que ronda as 150 pessoas /mês o que considerado "como muito bom".
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/cultura/391808/sala-museu-de-de-arqueologia-tera-intervencao-de-fundo
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.