domingo, 17 de maio de 2015

Freixo de Espada à Cinta - Monsenhor Manuel Teixeira

Fotograma do filme "Portugal de Faca e Garfo" (Macau -1988)
Realização e produção de Leonel Brito
MANUEL TEIXEIRA (Monsenhor) (1912 - 2001)
Eminente historiador do Oriente. Tem vasta obra espalhada por revistas e jornais portugueses e estrangeiros, como o Obsservatore Romano, Archivo Ibero-Americano, Aisian Studies. Colaborador da Enciclopédia Verbo, do Dicionário da História da Igreja em Portugal e da Enciclopédia Católica Japonesa.
O rev.º padre Manuel Teixeira foi ainda membro da Associação Internacional dos Historiadores da Ásia, da Academia Portuguesa de História e da Academia Portuguesa da Marinha. Representou Portugal e Macau em vários congressos e o Governo Português reconhecendo os seus relevantes serviços agraciou-o com a Ordem do Império Colonial (1952) e com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1979).
Em 1982 foi proclamado Figura do Ano em Macau, e em 1983 é personagem na televisão dos E.U.A para o documentário “Os nove velhos mais activos do Mundo”. É narrador de 12 filmes históricos para a televisão de Macau e dum outro para a televisão coreana.
Em 1985, o Presidente da República, general Ramalho Eanes, condecorou-o com a Medalha de Valor de Macau, o mais alto galardão do território. »»

Fonte: 
http://cm-freixoespadacinta.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=48&Itemid=114
Nota do editor:É o narrador do documentário "Macau- 1988 (gastronomia) Realização e produção de Leonel Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.