sábado, 11 de outubro de 2014

MONCORVO - 1747

Outro excerto (em português da época ):
" Esta ultima vez, que vim à minha Patria, estavaõ os meus Patrícios adormecidos de novo em outra desapplicadissima inacçaõ. E desejando eu, que daquelle  nada tornassem a sahir à luz, lhes trouxe à memoria , que a Torre de Moncorvo se fez conhecida ( entre outras boas qualidades ) pelos seus genios festivos. Disse em Lisboa huma das mayores Pessoas do Reyno , que naõ havia festa comparavel a hum dia de S. Joaõ da Torre de Moncorvo com Mourisca de manhã , e Comedia de tarde.E como hoje , pelos marciaes aprestos , faltaõ os cavallos,aconselhey à Nobreza da nossa Villa , que sem deixar a Dança , e a Musica ,se naõ dedignasse das applicações à Comedia ."
 Francisco Botelho de Moraes e Vasconcellos ( 1670 -1747 ), nasceu em Torre de Moncorvo . Autor de várias obras, foi  membro da Real Academia Espanhola.

(Reedição dos posts desde o inicio do blogue)

2 comentários:

  1. ..."se naõ dedignasse das applicações à Comedia"
    E quase 300 anos depois aparece com toda força a "ALMA DE FERRO".
    Abençoado Botelho e bem haja o nosso grupo de teatro.
    cps
    c.

    ResponderEliminar
  2. Eu a dizer que outro Visconde era cá preciso e sem dar conta que tivemos um Botelho, também um homem muito culto, muito viajado, reconhecido em Espanha como grande figura, grande intelectual.
    Tivemos!! Felizmente, Moncorvo tem um grande grupo de teatro, com "Alma de Ferro" não só no nome, mas também no trabalho.

    Força, Amigos.
    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.